dc.contributor.advisor | Haddad, Luiz Naim | |
dc.creator | Cairrão, Luana Furtado Ramos | |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T14:10:28Z | |
dc.date.available | 2021-11-19T14:10:28Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22872 | |
dc.description.abstract | The present work is the presentation of an experience report on how to complete
the bachelor's degree in dance at the Center for Arts and Letters (CAL) of the
Federal University of Santa Maria (UFSM). It is a study that addresses a creative
process in contemporary art under the bias of a video performance, anchored
above all, in Archer, Rey, Leote and Codevilla. The work resulting from the
creative process was called "Fruit of your blood, woman". The intention sought to
investigate the concept of sacred in contexts of the female universe, relating
menstrual blood to the figure of a tree. This is a hose that is in the same residence
in which the author also lives, passing through the last four generations of women
from the artist's maternal family, including the author herself. The work was
based, methodologically, on the writing of autobiographical diaries that reflected
the relationship of the author with menstruation, with the tree hose, with the last
generations of women from the maternal part of her family, also, with the universe
of the sacred itself, referred to mainly in Calado. In addition, the bibliographic
review of the concept of sacred, especially based on Eliade, and its possible
developments in feminine and tree contexts, mainly anchored in Estés and Owen,
contributed to the theoretical-practical developments of the work. The reflections
contemplated in this writing pointed to the numerous creative and sacred
processes that involve performances, being a woman and being a mother. In
addition, the relationships found directed the processes to demonstrate the
connection between blood and genealogy roots glimpsed in the hose figure. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Vídeoperformance | por |
dc.subject | Criação | por |
dc.subject | Menstruação | por |
dc.subject | Árvore | por |
dc.subject | Genealogia | por |
dc.subject | Videoperformance | eng |
dc.subject | Creation | eng |
dc.subject | Menstruation | eng |
dc.subject | Tree | eng |
dc.subject | Genealogy | eng |
dc.title | "Fruto do vosso sangue, mulher": processo de criação em vídeoperformance | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Dança-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é a apresentação de um relato de experiência acerca como
processo de conclusão da graduação em Dança Bacharelado, do Centro de
Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trata-se
de um estudo que aborda um processo criativo em arte contemporânea sob o
viés de uma vídeoperformance, ancorados sobretudo, em Archer, Rey, Leote e
Codevilla. A obra resultante do processo criativo intitulou-se “Fruto do vosso
sangue, mulher”. O intento buscou investigar o conceito de sagrado em
contextos do universo feminino, relacionando o sangue menstrual com a figura
de uma árvore. Essa, é uma mangueira que se encontra na mesma residência
em que a autora também mora, perpassando pelas últimas quatro gerações de
mulheres da família materna da artista, incluindo a própria autora. O trabalho
embasou-se, metodologicamente, na escrita de diários autobiográficos que
refletiram a relação da autora com a menstruação, com a árvore mangueira, com
as últimas gerações de mulheres da parte materna de sua família, também, com
o próprio universo do sagrado, referendados em principalmente em Calado.
Além disso, a revisão bibliográfica a respeito do conceito de sagrado,
especialmente embasada em Eliade, e seus possíveis desdobramentos em
contextos do feminino e da árvore, principalmente ancorados em Estés e Owen,
colaboraram para os desenvolvimentos teórico-práticos do trabalho. As reflexões
contempladas nessa escrita apontaram para os inúmeros processos criativos e
sagrados que envolvem as performances, o ser mulher e o ser mãe. Além disso,
as relações encontradas direcionaram os processos para demonstrar a conexão
entre o sangue e as raízes de genealogia vislumbradas na figura da mangueira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |