Matemática na educação infantil: possibilidades para o ensino de geometria
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa de levantamento sobre a Matemática na Educação Infantil, dando ênfase à geometria, aos jogos e à literatura infantil. Por meio deste, busco como objetivo geral investigar materiais que auxiliam o movimento de ensino de geometria na educação infantil por meio de jogos e literatura infantil, e como objetivos específicos identificar jogos matemáticos que exploram a geometria e analisar modos de ensinar geometria através de leitura de livros infantis. O interesse por este trabalho surgiu das minhas vivências relacionadas à matemática durante toda a Educação Básica e foi através das minhas indagações com um olhar não somente de professora em formação, mas de aluna, que este tomou forma e se concluiu. Nele desenvolvo três capítulos: no primeiro capítulo apresento a introdução, no segundo capítulo trago alguns apontamentos teóricos sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil e como os jogos e a literatura infantil podem ser usados para potencializar este ensino, e no terceiro capítulo apresento dois quadros de análise de jogos e literatura Infantil que podem ser utilizados em sala de aula como uma metodologia diferenciada para a prática docente. Por fim, contemplo meus objetivos com a finalização deste trabalho, apresentando novas maneiras de enriquecer possibilidades de ensino de matemática na sala de aula e mostrando a importância do ensino desta desde a Educação Infantil.