Estágio supervisionado em educação infantil: desafios narrados por acadêmicos do curso de Pedagogia
Resumo
Principais desafios é um tema que trás reflexões para pensar em relação ao Estágio Curricular Supervisionado. Com base nessa temática, essa pesquisa tem como objetivo compreender quais são os principais desafios encontrados pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia quanto à organização e ao desenvolvimento da sua proposta de trabalho ao longo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. As discussões teóricas que norteiam este trabalho decorrem, dentre outros, dos estudos realizados por Matta e Vasconcelos (2001), Moro e Silva (2003), Brasil (1998), Barreto (1997), Bassedas (1999), Turra (1997), Nóvoa (2001), Machado (1993) e Barbosa (2009). A abordagem metodológica é qualitativa, sendo que o método de investigação constitui-se pelo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas baseadas em tópicos-guias, realizadas com três acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM. A partir das narrativas, observou-se que os principais desafios encontrados pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia são quanto à organização e ao desenvolvimento da sua proposta de trabalho ao longo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Elencando que as expectativas e os desafios existem, e estão relacionadas ao planejamento, a sua prática assim também como a realidade da sala de aula e que os desafios também estão relacionados a essa prática.