Dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria, RS
Resumo
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco principal as dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria RS e como objetivo geral, investigar as práticas docentes direcionadas a promover o desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria RS. Para tal, trago por aporte metodológico a pesquisa qualitativa e como instrumento de produção de dados a pesquisa semiestruturada em que foram entrevistadas três professoras de escolas públicas. O referencial teórico foi baseado em autores, como Fonseca (1995), Bizzo (2009), Piaget (1996), dentre outros. Este trabalho, além da introdução, da metodologia e das considerações finais, está dividido em três capítulos temáticos. No primeiro, discuto sobre o conceito de aprendizagem e como ela é construída. No segundo, relato sobre as dificuldades de aprendizagem destacando três delas. No terceiro falo sobre as práticas docentes envolvendo as dificuldades de aprendizagem. Este trabalho é uma pequena, mas significativa tentativa de auxiliar a reflexão a respeito da exclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem do processo de ensino-aprendizagem.