O jogo como desencadeador de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, assim como outros autores que abordam em seus estudos a organização do ensino de Matemática, trazendo o jogo como mobilizador da aprendizagem. Deste modo, temos como objetivo principal investigar como o jogo pode tornar-se uma situação desencadeadora de aprendizagem de Matemática na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino, que envolve estudo, planejamento, reflexão e avaliação de atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. Este estudo situa-se no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM), em especial, no Subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do 1° ao 6° ano (PIBID/UFSM) que juntamente discutem e desenvolvem atividades de ensino no contexto do Clube de Matemática (CluMat) nas escolas participantes do programa. Nesse sentido, nos centramos nas ações que os acadêmicos em formação inicial, integrantes do PIBID e do GEPEMat, desenvolveram no CluMat em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de multiplicação. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados foram realizados gravações e registros fotográficos do desenvolvimento de uma Unidade de Ensino de multiplicação, que foram sintetizados a partir de dois eixos de análise que envolveu a formação e o ensino. Como resultado da pesquisa constatamos que houve mudanças qualitativas nas ações dos estudantes conforme a complexidade envolvida nos jogos, dando indícios de aprendizagem do conceito estudado, bem como, elementos sobre a aprendizagem da docência dos acadêmicos envolvidos com a pesquisa.