Mostrar registro simples

dc.creatorMinuzi, Gabrielle Assunção
dc.date.accessioned2021-11-24T14:44:13Z
dc.date.available2021-11-24T14:44:13Z
dc.date.issued2021-10-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22953
dc.description.abstractIn this research, it is proposed to present considerations on the social feeding issue, which underlies the qualification of professionals on the field of Gastronomy, stablishing as the research problem the concepts present in the academic education offered by UNISC in the Superior Course in Gastronomy Technology. This research consists in a case study that analyses the course’s Pedagogical Political Project, including modifications made to the document since the year it was developed, changes presented in the curriculum, as well as the importance of the mentioned course for the community of the city of Santa Cruz do Sul. It is understood that Gastronomy related fields of study are wide, however, they are still relatively new and expanding, what expresses the importance of the referred study for the area. When reflecting on the education of professionals of the food industry and the issues surrounding the human act of eating beyond its biological functions, it is possible to notice the social practices that embrace a significant portion of living as a society. Therefore, the need to analyze the act of eating in a way that surpasses the marketing necessities is emphasized in this research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGastronomiapor
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectGastronomyeng
dc.subjectCourse pedagogical projecteng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titlePara o que formamos? Reflexões sobre a concepção sócio alimentar do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UNISCpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe apresentar considerações sobre a questão sócio alimentar que embasa a formação dos profissionais da área da Gastronomia, tendo como problema de investigação as concepções presentes na formação acadêmica ofertada pelo Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UNISC. A pesquisa consiste em um estudo de caso, analisando o Projeto Político Pedagógico do Curso e as alterações que este documento apresentou desde o seu ano de criação, as mudanças demonstradas nas estruturas curriculares, bem como, a relevância do referido curso para a comunidade de Santa Cruz do Sul. Compreende-se que o campo de estudos da Gastronomia é amplo, porém, ainda é relativamente novo e encontra-se em expansão, expressando a relevância do referente estudo para área. Ao refletir sobre a formação dos profissionais da alimentação e as questões que envolvem o ato humano de alimentar-se para além de suas funções biológicas, percebe-se as práticas sociais que abrangem um significativo espectro da vida em sociedade. Assim, destaca-se a necessidade de analisar o ato alimentar para além das necessidades mercadológicas.por
dc.contributor.advisor1Pommer, Roselene Moreira Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635475892372110por
dc.contributor.referee1Henn, Leonardo Guedes
dc.contributor.referee2Lovatto, Marlene Terezinha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9235032762022355por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International