Veículos elétricos em órgãos públicos: metodologia para substituição gradual da frota a combustão por veículos elétricos
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Data
2021-08-28Autor
Thomé, Belisario Antonio
Primeiro membro da banca
Bernardon, Daniel Pinheiro
Segundo membro da banca
Ramos, Lucas Feksa
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Mostrar registro completoResumo
O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é insignificante quando comparado com a frota existente em países da Europa, China e Estados Unidos, onde o crescimento tem sido significativo nos últimos anos. O Brasil é um importante mercado automotivo e poderia ser representativo em termos de oportunidades para investidores nacionais e estrangeiros, se uma política de adoção de veículos elétricos fosse adotada no futuro tendo em vista que um dos fatores limitantes para o crescimento desse mercado está relacionado com o elevado preço do veículo elétrico (VE) no país. No que toca à aquisição de VE, os órgãos públicos possuem o benefício de usufruir de isenções fiscais, reduzindo o custo de aquisição e proporcionando uma economia significativa com abastecimento e manutenção de suas frotas de veículos com motor a combustão interna, com a substituição por veículos elétricos. A Principal motivação para o estudo de caso é a oportunidade de redução de gastos fixos dos Órgãos Públicos. A análise de viabilidade deste estudo de caso demonstra, pela comparação entre veículos a combustão e elétricos, os elementos para decisão de eletrificação da frota existente, com uma redução expressiva de despesas com combustíveis. O estudo aborda o caso da frota veicular da ALA 4 - Unidade da Base Aérea de Santa Maria, na qual se avalia a transição de uma frota movida a combustão interna para a elétrica, considerando apenas os aspectos energéticos. A partir do levantamento de dados destes veículos no período de janeiro a dezembro de 2019 será apresentado o comparativo de custos de abastecimento com diesel e gasolina com os custos para recarga das baterias dos veículos elétricos na rede elétrica da Base Militar. Serão apresentadas duas possibilidades para a recarga dos VE. A primeira, através da energia elétrica fornecida pela Distribuidora e a segunda utilizando a energia gerada pela planta fotovoltaica existente na Unidade Militar. A redução de despesas mensais com combustíveis, decorrentes da substituição da frota por VE, são expressivas em ambos os cenários, comparado com os custos de abastecimento dos veículos a combustão da frota atual, com gasolina e diesel.
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