dc.creator | Balen, Gleisson | |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T17:30:04Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T17:30:04Z | |
dc.date.issued | 2017-08-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23111 | |
dc.description.abstract | Concerns about climate change have increased the search for more efficient means
of transportation with reduced greenhouse gases emissions. A likely solution deal with
emissions is through hybrid and purely electric vehicles, which has been reaching notoriety
in the entire world. Among the factors that help the adoption of these vehicles are
governmental actions, batteries autonomy, and charge station availability. Therefore, this
work presents a DC fast charging station for electric vehicles. The proposed modular
system aims to comply with international and national standards, with possibility of
expansion and option for energy storage elements integration. In this way, the design
is developed the design of an uncontrolled 12-pulse rectifier converter, which provides
618V DC bus. The direct current source is connected to charging points, which are
composed of an interleaved buck converter. The average circuit model and digital control
are developed and simulated. The connection of the two stages requires a capacitor and
its value is determined by an impedance analysis in order to maintain system stability.
In addition, main batteries features and their circuit equivalent model are presented to
be used in simulations. Furthermore, a viability study analyzes how a battery bank can
help a fast charge station to reduce the use of energy from the grid during peak hours. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Veículos elétricos | por |
dc.subject | Carregamento rápido CC | por |
dc.subject | Retificador 12 pulsos | por |
dc.subject | Buck interleaved | eng |
dc.subject | Controle digital | por |
dc.subject | Electric vehicles | eng |
dc.subject | DC fast charge | eng |
dc.subject | 12 pulse rectifier | eng |
dc.subject | Interleaved buck converter | eng |
dc.subject | Digital control | eng |
dc.title | Desenvolvimento de uma estação de carregamento rápido com elemento armazenador de energia para veículos elétricos | por |
dc.title.alternative | Development of a dc fast charge station with energy storage element for electric vehicles | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Preocupações com o meio ambiente, em especial o efeito estufa e as mudanças
climáticas, têm aumentado a busca por meios de transporte mais eficientes e com reduzidas
emissões de poluentes. Uma das formas de diminuir as emissões é pelo uso dos veículos
híbridos e puramente elétricos, os quais vêm ganhando notoriedade no cenário mundial.
Entre os fatores que auxiliam na expansão desses veículos estão os incentivos fiscais, o
avanço na tecnologia de baterias e a disponibilidade de estações de recarga. Em vista disso,
esse trabalho propõe uma estação de carregamento rápido CC para veículos elétricos.
O sistema modular proposto visa atender as normas internacionais e nacionais, com a
facilidade de sua expansão e opção para integração de elementos armazenadores de energia.
Dessa maneira, é realizado o projeto do conversor retificador 12 pulsos não controlado, o
qual fornecerá energia para o barramento CC de 618V. Nele são conectados os pontos de
carregamento, os quais possuem um conversor abaixador intercalado. A modelagem por
circuito médio do conversor, bem como, o controle digital são desenvolvidos e validados
por simulação. A conexão dos dois estágios requer um capacitor, em que seu valor é
determinado pela análise de impedâncias a fim de manter a estabilidade do sistema.
Além disso, são apresentadas as características principais das baterias e o seu circuito
equivalente ao modelo para uso em simulações. Finalmente, a utilização de dispositivos
armazenadores de energia para redução de picos de demanda da rede é analisada pelo
estudo de viabilidade econômica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Humberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5900576762082210 | por |
dc.contributor.referee1 | Grigoletto, Felipe Bovolini | |
dc.contributor.referee2 | Schuch, Luciano | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6311586395346886 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |