Processo formativo em artes visuais: entre tramas, trânsitos e fotografias
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Data
2018Autor
Gonçalves, Andressa Helene Querubini
Metadata
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Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa em arte e educação, desenvolvida no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Alinhavou-se a trama (ALMEIDA, 2009) como um conceito aliado aos trânsitos entre processos artísticos e docência. A problemática foi elaborada a partir da seguinte indagação: que tramas em trânsitos foram produzidas em um processo formativo em Artes Visuais? Para a realização deste estudo,
foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao tema, como trânsitos a partir de Nunes (2016) e Rolnik (1997) para pensar os deslocamentos, Corazza (2008, 2015) para as questões do processo formativo e Achutti (2004) e Cunha (2015) que relacionam-se respectivamente com a fotografia e a imagem. Como metodologia optouse pela a/r/tografia (DIAS e IRWIN, 2013), como uma maneira de considerar a figura do professor, do artista e do pesquisador em aliança ao processo. Os resultados destas experimentações problematizaram espaços de criação em tramas possíveis de serem tecidas com a fotografia.