dc.contributor.advisor | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.creator | Silva, Fábio Camargo da | |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T18:10:49Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T18:10:49Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23125 | |
dc.description.abstract | This research began in 2016, reverberating as a power that was established from the union of artistic practice, teacher training and research, both in art and in teaching. In part, the research focused on the problems of classroom use of the pedagogical practice diary (CARDONETTI & OLIVEIRA, 2015; ZABALZA, 2004), a tensing meeting point for the speeches, inquiries, experiences and commitments that became necessary for its development. As a main concept, the production of subjectivity was used, establishing dialogue with authors such as Carvalho (2014), Guattari (1995), Preciosa (2013) and Rolnik (2010), a definition that dialogues and intertwines with what has been produced in order to generate an investigation that allows a connection between artist / teacher / researcher. Such investigative work is produced in the manner of a/r/tography as a research methodology. In order to do so, authors such as Dias, Irwin and Hernández (2013) were invited, thus allowing the needs and specificities of a research that at the same time is directly related to education, based on the visual arts. As a research problem we opted to investigate how to produce a teacher in the midst of artistic production and the investigative process. Although it is not possible to achieve a concrete result, but still allowing for unfolding about the theme, it was possible to perceive how the production of subjectivity operates in our capitalist world today, and how the problematic generated can be taken as creative modifiers through the singularization of the subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Produção de subjetividade | por |
dc.subject | A/r/tografia | por |
dc.subject | Diário da prática pedagógica | por |
dc.subject | Singularização | por |
dc.subject | Docência em artes visuais | por |
dc.subject | Production of subjectivity | eng |
dc.subject | A/r/tography | eng |
dc.subject | Journal of pedagogic practice | eng |
dc.subject | Singularization | eng |
dc.subject | Teaching in the visual arts. | eng |
dc.title | A/R/Tografia - sobre ser professor, artista e pesquisador em artes visuais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica | por |
dc.description.resumo | A presente investigação teve seu início em 2016, reverberando como potência que se estabeleceu da união da prática artística, da formação docente e da pesquisa, tanto em arte quanto em ensino. Em parte a pesquisa desdobrou-se sobre as problemáticas da utilização em sala de aula do diário da prática pedagógica, (CARDONETTI & OLIVEIRA, 2015; ZABALZA, 2004), ponto de encontro tensionador das falas, indagações, vivências e comprometimentos que se fizeram necessários para o seu desenvolvimento. Como conceito principal foi utilizado a produção de subjetividade, estabelecendo dialogo com autores como Carvalho (2014), Guattari (1995), Preciosa (2013) e Rolnik (2010), definição esta que dialoga e se entrelaça com o que se tem produzido a fim de gerar uma investigação que possibilite uma conexão entre artista/professor/ pesquisador. Tal trabalho investigativo é produzido ao modo da a/r/tografia como metodologia de pesquisa. Para tanto, foram convidados autores como Dias, Irwin e Hernández (2013), permitindo assim que englobasse as necessidades e especificidades de uma pesquisa que ao mesmo tempo se relaciona diretamente com a educação, tendo como base as artes visuais. Como problema de pesquisa optou-se por investigar como produzir-se professor em meio a produção artística e o processo investigativo. Sem que seja possível um resultado concreto, mas ainda assim possibilitando desdobramentos acerca do tema, foi possível perceber como a produção de subjetividade opera em nosso mundo captalístico hoje, e como as problemáticas geradas podem ser tomadas como modificadores criativos através da singularização do sujeito. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |