Entre caixas e... planetas e... diários e... fabulações: problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ e a produção de livros de artista na docência
Resumo
Este trabalho buscou estabelecer problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ (SAINT-EXUPÉRY, 2014), e a produção de livros de artista com a formação docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Como problemática da pesquisa, ensaiou-se a indagação: que arranjos são possíveis entre o livro ‘O Pequeno Príncipe’, a noção de fabulação, os diários visuais e os livros de artista para pensar a docência em artes visuais? Foram manipulados neste estudo o conceito de diário visual a partir de Cardonetti e Oliveira (2015), a noção de livros de artista a partir de Silveira (2001) e como metodologia, operou-se com a fabulação (DELEUZE, 2011). A materialidade da pesquisa consiste nos diários visuais produzidos ao longo dos Estágios Curriculares Supervisionados em torno desta temática, em diálogo com a noção de livro de artista. Apresenta-se como resultados um modo de experimentar a leitura e a escrita num curso de formação de professores de artes visuais. Escrever com imagens sobre o que nos atravessa na docência, tendo como potência a literatura de Saint-Exupéry (2014) para movimentar a criação dos diários visuais a partir da noção de livros de artista.