Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 404
-
Avaliação não-paramétrica de desempenho do setor bancário brasileiro
(2006-03-14)O presente estudo avalia o desempenho econômico e financeiro dos 50 (cinqüenta) maiores bancos que atuam no Brasil, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA) aplicada às Demonstrações Contábeis e a outros dados relevantes. ... -
Hábito de leitura e compreensão de textos: uma análise a partir da realidade de pós-graduados em administração
(2006-04-03)A presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de estudar o hábito e o nível de compreensão de leitura que o profissional administrador pós-graduado em cursos de especialização em administração apresenta, considerando ... -
Estratégias de marketing em cooperativas - o caso da CESMA
(2006-04-03)A maioria das instituições sem fins lucrativos, entre as quais cooperativas de serviços, ainda não utilizam instrumentos das ciências administrativas para uma gestão mais eficiente. A partir de um estudo de caso desenvolvido ... -
Reflexos das experiências emocionais na prendizagem profissional: uma análise em um hospital público
(2006-07-26)As emoções podem ser investigadas a partir do questionamento sobre os sentimentos dos indivíduos em determinado contexto ou quando submetidos a certas situações de trabalho. Tais emoções podem ser relacionadas a aspectos ... -
Estudo comparativo entre as percepções da imagem organizacional nos dois segmentos de público interno de uma instituição de ensino superior privado de Santa Maria
(2006-09-01)Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção da imagem organizacional dos dois segmentos de público interno de uma Instituição de Ensino Superior Privado de Santa Maria - RS. O modelo utilizado para a pesquisa foi ... -
Serviços ao cliente como estratégia de relacionamento: um estudo sobre a satisfação e a lealdade do consumidor em uma rede supermercadista
(2006-09-06)Nos últimos vinte anos tem sido crescente o número de empresas que adotam ações no sentido de estabelecer relacionamentos com os seus clientes. Em decorrência disto, diversos estudos abordando o Marketing de Relacionamento ... -
Governança nos conselhos diretores das redes sociais: estudo de caso no forum de entidades empresariais de Santa Maria RS
(2006-09-10)O presente trabalho de pesquisa é motivado pela seguinte pergunta: Quais são as práticas que caracterizam os conselhos diretores eficazes no exercício da governança nas instituições que compõem o Fórum das Entidades ... -
A competitividade das academias de ginástica e musculação de Santa Maria - RS
(2007-02-01)O objetivo do presente trabalho foi avaliar e analisar o grau de competitividade do setor de academias de ginástica e musculação de Santa Maria RS. O estudo traz um embasamento analítico do Modelo da Competitividade de ... -
Análise do processo de gestão do conhecimento em uma indústria metal-mecânica: diferenças entre os níveis tático e operacional
(2007-02-28)O desenvolvimento, a educação e a capacidade de aprendizagem se tornam imprescindíveis para a empregabilidade das pessoas, para as organizações e para a sociedade, face ao contexto atual cada vez mais dinâmico, interdependente ... -
Indicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: um estudo de multicasos de uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sul
(2007-03-01)Este estudo aborda o tema de desempenho e competitividade de 16 empresas pertencentes a uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do sul. Desenvolveu-se indicadores que avaliaram comparativamente ... -
Diferença de preços entre as espécies de ações negociadas na Bovespa: influência dos fatores governança corporativa, liquidez e política de dividendos
(2007-04-20)O presente estudo tem como objetivo identificar a influência dos fatores governança corporativa, liquidez e política de dividendos na diferença de preços entre as ações ordinárias e preferenciais das empresas brasileiras ... -
Particularidades inerentes ao modelo de gestão de um empreendimento de economia solidária: um estudo de caso
(2007-04-25)Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de avaliar a existência de particularidades específicas no modelo de gestão aplicado em um empreendimento de economia solidária. Toda organização pressupõe a existência de um ... -
Marketing de relacionamento aplicado a redes de cooperação: os casos Mania Sul e Construmais
(2007-04-30)No presente estudo foram abordadas as ações de marketing de relacionamento, a partir da simbiose dos modelos descritos por Vavra (1993) e Souza (1997) em dois conglomerados varejistas de pequenas empresas, configurados em ... -
Relação entre eficiência e rentabilidade no setor bancário brasileiro
(2007-05-07)Este trabalho apresenta uma contribuição ao estudo do relacionamento entre a eficiência e a rentabilidade no setor bancário brasileiro, representado pelos 50 (cinqüenta) maiores bancos que atuam no país, classificadas, ... -
Liderança e comprometimento: uma relação possível?
(2007-05-08)O tema desta pesquisa traz uma problemática vinculada a um modelo teórico sobre liderança desenvolvido por Likert (1975), e a um modelo teórico de comprometimento organizacional abordado por Allen e Meyer (1990, 1991, ... -
Alinhamento estratégico entre os planos de tecnologia da informação e os planos de negócio: uma análise dos fatores influenciadores
(2007-06-13)O tema alinhamento estratégico, nos últimos anos, tem sido tratado por diversos autores da área como uma importante ferramenta de gestão empresarial que proporciona a empresa, condições de atuar de maneira integrada com ... -
A percepçao dos diferentes níveis hierárquicos quanto ao uso de um sistema de informação
(2007-06-19)A crescente necessidade das empresas de informações precisas e adequadas às suas atividades, acarretam no desenvolvimento dos sistemas de informações (SI). Os investimentos realizados pelas empresas, nesta área, têm aumentado ... -
Redes de cooperação do estado do Rio Grande do Sul: um estudo dos motivos de participação das empresas em redes
(2007-06-20)No atual cenário vivido por micro, pequenas e até mesmo médias empresas, uma das saídas encontradas para a retomada do crescimento, desenvolvimento e competitividade tem sido as redes. Essa alternativa pode proporcionar ... -
Redes interorganizacionais: uma análise das razões de saída das empresas parceiras
(2007-07-06)Cada vez mais, o desenvolvimento de redes de cooperação interorganizacional é exaltado como alternativa de crescimento. Sua importância é fortemente visível no que diz respeito às empresas de pequeno e médio porte, que, ... -
A relação entre estratégia e performance nas instituições de ensino superior privadas da região sul
(2007-07-17)Este trabalho apresente uma discussão acerca da relação entre perfil estratégico e performance. Partindo-se do modelo proposto por Miles e Snow, testou-se a validade das prerrogativas defendidas por estes autores na realidade ...