Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 245-264 of 404
-
Liderança e comprometimento: uma relação possível?
(2007-05-08)O tema desta pesquisa traz uma problemática vinculada a um modelo teórico sobre liderança desenvolvido por Likert (1975), e a um modelo teórico de comprometimento organizacional abordado por Allen e Meyer (1990, 1991, ... -
Manifestações da cultura organizacional em empresas virtuais - um estudo de caso
(2012-12-05)O presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam. Para tanto, são identificadas as ferramentas ... -
Mapeamento de competências docentes: estudo entre acadêmicos de administração
(2011-10-19)As mudanças decorrentes dos novos tempos têm repercussão em todas as instâncias da vida em sociedade, gerando novas demandas sociais, políticas e consequentemente educacionais. Em meio ao novo contexto, é de extrema ... -
Mapeamento e gestão de processos aplicados na Pró-reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria
(2014-04-29)No atual cenário a competitividade se mostra cada vez mais crescente, a globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as organizações. Exigindo, principalmente, que as mesmas evoluam para os ... -
Marketing de relacionamento aplicado a redes de cooperação: os casos Mania Sul e Construmais
(2007-04-30)No presente estudo foram abordadas as ações de marketing de relacionamento, a partir da simbiose dos modelos descritos por Vavra (1993) e Souza (1997) em dois conglomerados varejistas de pequenas empresas, configurados em ... -
Marketing esportivo no futebol: um olhar à luz do paradigma do marketing de relacionamento
(2006-03-03)O marketing de relacionamento está re-emergido com potencial para uma nova visão de marketing. Em grande parte das áreas de negócios essa abordagem já vem sendo pesquisada, mas na área dos negócios esportivos existe uma ... -
Maturidade do alinhamento entre planejamento estratégico e tecnologia da informação em duas instituições federais de ensino superior
(2012-11-28)O alinhamento estratégico em uma organização refere-se à adequação e integração funcional entre ambientes externo e interno para desenvolver as capacidades e maximizar a performance organizacional. Nesse trabalho, foi ... -
Mercado brasileiro do leite: análise do impacto de políticas de estímulo à produção
(2016-03-07)A atividade leiteira, por muitos anos, foi realizada apenas para subsistência nas propriedades rurais brasileiras, passando a ser praticada como uma fonte de renda juntamente com o início da industrialização no país, na ... -
O mercado de carne de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comércio: Transpacífico e Transatlântico
(2017-01-31)Os países desenvolvidos, fortemente impactados pela crise econômica e financeira de 2008, sinalizaram a recuperação a partir de negociações de dois grandes acordos no comércio internacional, a Parceria Transpacífico e a ... -
Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: uma análise de fatores comportamentais
(2012-12-10)O presente estudo buscou propor e validar um modelo de propensão ao endividamento, a partir de fatores comportamentais. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 1.046 habitantes da cidade de Santa Maria (RS). Como ... -
Um modelo de dinâmica de sistemas para avaliação de cenários no processo de remanufatura de cartuchos de toners e impressoras
(2022-05-11)O aumento da geração de resíduos oriundo das tecnologias da informação e do consumo de energia elétrica no Brasil mostra a necessidade da busca por soluções ambientais e econômicas. Os desenvolvedores de produtos empregam ... -
Modelo de gestão de compras em institutos de pesquisa
(2018-12-14)As universidades e os institutos de pesquisa são agentes que atuam na promoção do desenvolvimento socioeconômico nacional, por meio de pesquisas que capacitam recursos humanos, produzem e disseminam conhecimento. Nesse ... -
Modelo de negócios orientado para a gestão de práticas das mudanças climáticas e sua associação com a postura estratégica empresarial
(2021-11-18)As questões relacionadas ao meio ambiente vêm mudando a forma de gestão das organizações, influenciando processos e trazendo novas perspectivas e desafios. Com isso, as empresas, de modo geral, estão procurando maneiras ... -
Modelos de negócios orientados para a sustentabilidade em empresas industriais brasileiras
(2023-09-21)As organizações vêm adotando uma nova postura diante da sociedade, especialmente, com intuito de atenuar o impacto de suas atividades e essa nova postura pode ser alcançada considerando critérios sustentáveis e inovadores ... -
Motivação e comprometimento organizacional dos servidores técnicos administrativos do Centro de Ciências da Saúde UFSM
(2014-10-31)A escolha do tema motivação e comprometimento decorreu do fato de que existe uma lacuna de estudos empíricos que relacionem a motivação e o comprometimento organizacional. Com base no modelo de conceituação multidimensional ... -
A motivação no trabalho como antecedente da satisfação, do comprometimento e do desempenho: um estudo em um hospital público
(2013-11-29)O estudo da motivação no trabalho recebe interesse considerável na literatura internacional devido, provavelmente, à sua estreita relação com o desempenho individual e organizacional (TAMAYO; PASCHOAL, 2003). Já os estudos ... -
Motivos que levam as empresas a retirarem-se dos processos cooperativos: contribuições para a formação, gestão e desenvolvimento de redes interorganizacionais
(2012-10-18)As redes de cooperação entre empresas são estratégias usadas pelos gestores para atuar no mercado, com o intuito de gerar mais valor às empresas e obter vantagem competitiva. A rede depois de formada por ser considerada ... -
Mudança de regime markoviano na dinâmica de volatilidade do mercado de criptomoedas e seus reflexos na previsão do value-at-risk
(2019-02-19)Esta pesquisa propõe uma análise comparativa de alguns modelos de volatilidade condicional para o cálculo do Value-at-Risk (VaR) aplicado as principais séries financeiras do mercado de criptomoedas. Foram utilizados modelos ... -
Uma nova forma de medir liquidez: construção e aplicação no mercado brasileiro
(2017-02-17)O presente estudo teve o objetivo de construir uma medida de liquidez utilizando suas proxies e avaliar a sua aplicabilidade no contexto financeiro. Para tanto, este trabalho propôs a criação de uma medida de negociabilidade, ... -
Ontopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RS
(2010-05-07)A temática da sustentabilidade tem encontrado espaço nos estudos organizacionais ao se direcionar às ações de gestão empresarial na sociedade mundial. Nesse contexto, investiga-se uma realidade no interior do Estado do Rio ...