dc.contributor.advisor | Lima, João Vicente Ferreira | |
dc.creator | Lima, Pedro Langbecker | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T12:50:58Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T12:50:58Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23153 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | As in software in general, security is also relevant to online games quality. One of the faced
problems is the use of cheats, which can cause economic loss for companies, as well discourage
online product consumers. One of these cheats consists on modifying the game
client source code and/or running a third party application over the game that allows the
user to change client information, or even adulterations to access sensitive game states
that usually are not available to the player. These problems can be corrected with the use
of different strategies and tools, which can be optimized to specific scenarios or become
unworkable due to over-processing. This work presents a study of different methods of validating
existing messages, running some of the methods on a game prototype and analyzing
their characteristics. The results of using SSIP proved to be efficient at run time, while the
verifier with symbolic execution was considered inefficient, in addition to showing difficulties
to verify massive messages. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cliente-servidor | por |
dc.subject | Sistemas Distribuídos | por |
dc.subject | Execução simbólica | por |
dc.subject | Jogos online | por |
dc.subject | Validação de mensagens | por |
dc.subject | Servidor de auditoria | por |
dc.title | Estudo de estratégias de detecção de trapaças em jogos online | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Assim como em softwares no geral, a segurança é relevante para a qualidade dos jogos
online. Um dos problemas a serem minimizados é a utilização de trapaças nos jogos, ato
que pode ocasionar em prejuízos econômicos para empresas, assim como desestimular
os consumidores do produto online. Um destes tipos de trapaças envolve a alteração do
código fonte do cliente do jogo e/ou utilização de outra aplicação sobre o jogo que permite
ao usuário modificar dados do cliente, ou até mesmo adulterações para acessar estados
sensíveis do jogo que de outra forma estariam indisponíveis para o jogador. Estes problemas
podem ser remediados com a utilização de diferentes estratégias e ferramentas, que
podem ser otimizadas para cenários específicos ou se tornarem inviáveis pelo excesso
de processamento. Este trabalho estuda diferentes métodos de validação de mensagens
existentes, executando alguns dos métodos em um protótipo de jogo e avaliando suas características.
Os resultados usando o SSIP mostraram-se eficientes no tempo de execução,
enquanto o verificador com execução simbólica mostrou-se ineficaz, além de demonstrar
dificuldade para verificar grandes quantidades de mensagens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |