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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorLucca, Luísa Perin
dc.date.accessioned2021-12-06T12:51:13Z
dc.date.available2021-12-06T12:51:13Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23154
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2017.por
dc.description.abstractRequirements elicitation is a crucial phase for software development, the stage where most of the failures in projects are concentrated. Considering the educational context, these problems can be explained by considering the "traditional" teaching approach that usually works these competencies merely through expository classes and mechanical exercises. In order to diversify teaching and learning strategies in the area, it is possible to use games, virtual environments and the gamification of activities associated with these contents, which uses elements of games in non-game. One method to elicit requirements is the interview, which consists of a formal or informal conversation with the interviewed user, this way providing immediate feedback. In general, the central stages of the interview process can be identified as the planning, execution and documentation and revision of the it, each stage being subdivided into activities to be developed, as well as guidelines to be followed. In this context, the main objective of this work is to present a definition of a set of gamification strategies for the stages of the interview process, using as reference the BABOK knowledge guide for Business Analysis. This work innovates by bringing to the user a constant monitoring of their performance and comparison with other users, seeking to increase student motivation and engagement in content learning. The evaluation brings aspects of the interface with which the users would have a good or bad interaction, from the look of a specialist of the area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectLevantamento de requisitospor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.titleEstratégias de gamificação aplicadas à técnica de entrevista para levantamento de requisitos de softwarepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO levantamento de requisitos é uma fase crucial para o desenvolvimento de software onde se concentra grande parte dos fracassos nos projetos. Considerando o âmbito educacional, estes problemas podem ser explicados ao considerar a abordagem "tradicional"de ensino que, usualmente, trabalha essas competências através de aulas expositivas e exercícios mecânicos. Buscando diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem na área, apresenta-se a possibilidade do uso de jogos, ambientes virtuais e a gamificação das atividades associadas a estes conteúdos, que emprega elementos de jogos em atividades de "não-jogo". Um método para coleta de requisitos é a entrevista, que consiste em uma conversa formal ou informal com o usuário entrevistado, proporcionando um feedback imediato. De maneira geral, pode-se identificar como etapas centrais do processo de entrevista o planejamento, a execução e a documentação e revisão da mesma, sendo cada etapa subdividida em atividades a serem desenvolvidas, bem como diretrizes a serem seguidas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição de um conjunto de estratégias de gamificação para as etapas do processo de entrevista, usando como referência o guia de conhecimento BABOK para Análise de Negócios. Este trabalho inova ao trazer para o usuário um constante acompanhamento de seu desempenho e a comparação com outros usuários, buscando assim o aumento da motivação e engajamento do aluno na aprendizagem dos conteúdos. A avaliação traz aspectos da interface com os quais os usuário teriam uma boa ou má interação, a partir do olhar de um especialista da área.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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