dc.creator | Froehlich, Daniela Camila | |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T13:16:35Z | |
dc.date.available | 2021-12-09T13:16:35Z | |
dc.date.issued | 2021-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23204 | |
dc.description.abstract | This abstract is the result of an ongoing research, which aims to analyze whether the State School of High School Assis Brasil in Alecrim / RS is the territory of rural
education. Considering this objective, qualitative research is listed as a methodological approach, using dialectics as the method. For that, I follow investigative paths that try
to answer my research problem. The analysis undertaken tends to the perception of
elements that imply forms of effectuation and access and permanence of students graduating from schools in the rural area of that town. The discussions constructed in the text are pertinent to understand this territory, and therefore provide the visualization of the traced paths. Thus, in this investigative path, this territory can be visualized, being at times a territory of rural education, even with its pedagogical policy proposal
not presenting this program, and in others, a territory that continues with its pedagogical proposal. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Alecrim/RS | por |
dc.subject | Território | por |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | Territory | eng |
dc.title | A Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da Educação do Campo? | por |
dc.title.alternative | Is the State School of High School Assis Brasil of Alecrim/RS territory of Rural Education? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente resumo resulta de uma pesquisa de dissertação, que teve como objetivo
analisar se a Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da educação do campo. Considerando tal objetivo, elencou-se como abordagem metodológica a pesquisa de cunho qualitativo, tendo como método a dialética. Para tanto, os caminhos investigativos percorridos se propuseram a responder o problema de pesquisa. A análise empreendida teve a percepção de elementos que envolvem formas da efetivação e de acesso e permanência de alunos egressos de escolas do/no campo do referido município. As discussões construídas no texto foram pertinentes
para compreendermos este território, e com isso propiciar a visualização dos
caminhos traçados. Assim, neste percurso investigativo, pode ser visualizado este território, sendo em alguns momentos, um território da educação do campo, mesmo com sua proposta política pedagógica não apresentando esse projeto, e em outros, um território que segue uma proposta estruturada pelo Estado, o qual direciona o viés pedagógico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Meurer, Ane Carine | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724702305350914 | por |
dc.contributor.referee1 | Dambrós, Cristiane | |
dc.contributor.referee2 | Zimmermann, Angelita | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7346363182872826 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |