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dc.creatorLima, Eduardo Leote de
dc.date.accessioned2021-12-14T12:38:17Z
dc.date.available2021-12-14T12:38:17Z
dc.date.issued2021-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23289
dc.description.abstractThe present work comprehends the representation of the Devil in the 16th century from the works of two Protestant authors: Martin Luther (1483-1546) and John Calvin (1509- 1564). Our objective is to analyze the process of individualization of the logic of salvation in the period and the consequent absorption of the diabolic figure into our conscience, listing how this phenomenon was closely linked with others, such as the establishment of patterns of behavior, the control and the self-control of consciences and bodies, the establishment of power relations, and the birth of modernity itself. In this way, a research is carried out from a comparative and at the same time complementary approach to the sources, that is, to analyze them in order to understand which form the Devil is represented in each one and how they, together, help in the construction than was the idea of Demon at the time. At the same time, an approach is sought that represents an interdisciplinarity between the areas of history and psychology, in order to consider the Devil as the fruit of the very historical conditions of his creation at the same time that he sees him as cognitive responses to the pressures of the environment. Thus, we work with a theoretical and methodological tool that brings together Cultural History, especially the concepts of representation and speech, by Roger Chartier, as well as areas of Social Psychology, such as the case of Casual Attribution, and the Cognitive Science of Religion, with the evolutionary psychology. The research is part of the research line Border, Politics and Society, of the Postgraduate Program in History of the Federal University of Santa Maria (PPGH-UFSM), at the master’s level.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemôniopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectReforma protestantepor
dc.subjectDevileng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectProtestant reformationeng
dc.titleO demoníaco no protestantismo: analisando a representação do diabo em Lutero e Calvino – século XVIpor
dc.title.alternativeThe demonic in protestantism: analyzing the devil's representation in Luther and Calvin - 16th centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender a representação do Demônio no século XVI a partir das obras de dois autores protestantes: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564). Nosso objetivo é analisar o processo de individualização da lógica da salvação existente no período e a consequente absorção da figura diabólica para os confins de nossa consciência, elencando como este fenômeno esteve estreitamente ligado com outros, como o estabelecimento de padrões de comportamento, o controle e o autocontrole de consciências e corpos, o estabelecimento de relações de poder e o nascimento da própria modernidade. Desta forma, a pesquisa se realiza a partir de uma abordagem comparativa e ao mesmo tempo complementar das fontes, ou seja, analisá-las de forma a compreender de que forma o Diabo é representado em cada uma e como elas, em conjunto, auxiliam na construção do que foi a ideia de Demônio no período. Ao mesmo tempo, busca-se uma abordagem que represente a interdisciplinaridade entre as áreas de história e psicologia, de forma a considerar o Diabo como fruto das próprias condições históricas de sua criação ao mesmo tempo em que o enxergue como respostas cognitivas às pressões do ambiente. Assim, trabalhamos com um ferramental teórico-metodológico que reúne Histórica Cultural, sobretudo os conceitos de representação e discurso, de Roger Chartier, bem como áreas da Psicologia Social, como o caso da Teoria de Atribuição de Causalidade, e da Ciência Cognitiva da Religião, com a psicologia evolucionista. A pesquisa integra a Linha de Fronteira, Política e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (PPGHUFSM), nível de mestrado.por
dc.contributor.advisor1Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177272366272480por
dc.contributor.advisor-co1Martins, Leonardo Breno
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829224382893808por
dc.contributor.referee1Weber, Beatriz Teixeira
dc.contributor.referee2Torres, Camila Mendonça
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3564651695642026por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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