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dc.creatorVarreira, Arthur Engster
dc.date.accessioned2021-12-14T14:38:53Z
dc.date.available2021-12-14T14:38:53Z
dc.date.issued2021-04-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23297
dc.description.abstractThis Master's Thesis was developed in the research line “Frontier, Politics and Society” of the History Postgraduate Program of the Federal University of Santa Maria with the aid of a CAPES/DS scholarship. Here, we used the concepts of Community, Relationship Networks and of the Platine Borderlands to support a research focused on the study of the immigration and subsequent settlement processes of the Protestant Waldensian communities "for" and "in the" Platine region. These populations, coming from the northwestern region of Italy, were marked by a characteristic identity that linked ethnic and cultural elements to a specific religiosity and to a social perception linked to political and community life. We see here that this identity has, throughout the 18th and 19th centuries, constituted a sense of ethno-religious belonging endowed with multiple meanings. In it, “Waldensian” represented, simultaneously, an ethnic group, the faithful of a specific religion, the inhabitants of the Valleys of northwestern Piedmont and the members of a localized community. These multiple identities were preserved and re-signified by Waldensian immigrants who arrived in the Platine borderlands of the second half of the 19th century through a series of strategies that were based on the construction and expansion of relationship networks. Through contact with other local immigrant groups, historical ties with Protestant denominations that had a previous presence in South America (such as Anglicans, Methodists and Presbyterians) and maintaining close ties between colonial nuclei and between them and their original communities, the Waldensians were also able to reaffirm their presence in the region and expand the reach of both their networks and their own migratory process. This study was conducted based on the analysis of different sections of the book Compendio de Historia de los Valdenses, by the Uruguayan evangelical (Waldensian) writer Luis Jourdan. The analysis of the work, originally published in 1901, was accompanied by a long process of bibliographic review and consultation with other historical sources of the period.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectValdensespor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEspaço fronteiriço platinopor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectRedes de relaçãopor
dc.subjectWaldensianseng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectPlatine borderlandseng
dc.subjectImmigrationeng
dc.subjectRelationship networkseng
dc.titleE eles viajaram em navios nos oceanos, lançando suas redes e sendo guiados ao porto desejado: migrações de italianos protestantes Valdenses na região fronteiriça Platina no século XIXpor
dc.title.alternativeThey that go down the sea in ships casting their nets and being guided unto the desired heaven: the migrations of italic protestant Waldensians in the Platine borderlands of the 19th centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa “Fronteira, Política e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, com o auxílio de bolsa CAPES/DS. Nos utilizamos dos conceitos de Comunidade, de Redes de Relação e de Espaço Fronteiriço Platino para fundamentar uma pesquisa enfocada no estudo dos processos de imigração e subsequente assentamento das comunidades de credo protestante Valdense “para o” e “no” Prata. Estas populações, oriundas da região noroeste da Itália, eram marcados por uma identidade característica que vinculava elementos étnicos e culturais a uma religiosidade específica e a toda uma percepção social própria de vida política e comunitária. Vemos por meio deste trabalho que esta identidade passou, ao longo dos séculos XVIII e XIX, a constituir um senso de pertencimento etnorreligioso dotado de múltiplas significações. Nele, o ser “Valdense” era capaz de representar, simultaneamente, uma etnia, os fiéis de uma religião, os habitantes dos Vales do noroeste do Piemonte e os membros de uma comunidade específica. Estas identidades múltiplas foram preservadas e ressignificadas pelos imigrantes Valdenses que chegaram ao espaço fronteiriço platino da segunda metade do século XIX por meio de uma série de estratégias que eram baseadas na construção e na expansão de redes de relação. Por meio do contato com outros grupos imigrantes do local, vínculos históricos com denominações protestantes com presença prévia na América do Sul (como os Anglicanos, os Metodistas e os Presbiterianos) e da manutenção de estreitos laços entre os núcleos coloniais e destes com suas comunidades de origem, os Valdenses foram capazes ainda de reafirmar sua presença na região e de expandir o alcance tanto de suas redes quanto do seu próprio processo migratório. Este estudo foi conduzido a partir da análise de distintas seções do livro Compendio de Historia de los Valdenses, de autoria do escritor confessional (Valdense) uruguaio Luis Jourdan. A análise da obra, pulicada em 1901, foi acompanhada de um largo processo de revisão bibliográfica e de consulta a outras fontes históricas do período.por
dc.contributor.advisor1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.contributor.referee1Lopes, Maria Antónia
dc.contributor.referee2Cunha, Jorge Luiz da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363026207700742por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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