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dc.creatorSouza, Eliza Militz de
dc.date.accessioned2021-12-14T14:42:38Z
dc.date.available2021-12-14T14:42:38Z
dc.date.issued2020-04-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23298
dc.description.abstractThis research linked to intellectual history and the theory of history, aims to study some concepts used by Paulo Freire in the work Pedagogia do oprimido (1968) and in Pedagogia da autonomia (1996). The main concept analyzed is freedom precisely because this seems to be the utopian horizon of the author. He develops his work using other concepts such as humanization, alienation, social change, oppression, autonomy that are also discussed and analyzed in this research and that lead to a reflection of what is meant by freedom, or, as the author develops, by liberation, since he understands it as a permanent process. Thus, the methodology used is the philosophical hermeneutics, so that human beings develop the ability to leave something open through language, without establishing definitive conclusions and always establishing new meanings for concepts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectHistória intelectualpor
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectIntellectual historyeng
dc.titleO conceito de liberdade na obra de Paulo Freirepor
dc.title.alternativeThe concept of freedom in thework of Paulo Freireeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa ligada à história intelectual e à teoria da história, tem como objetivo estudar alguns conceitos utilizados por Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido(1968) e em Pedagogia da autonomia(1996). O principal conceito analisado é o de liberdade justamente porque este parece ser o horizonte utópico do autor. Ele desenvolve sua obra utilizando outros conceitos como humanização, alienação, mudança social, opressão, autonomia que também são discutidos e analisados nesta pesquisa e que levam a uma reflexão do que se entende por liberdade, ou, como desenvolve o autor, por libertação, já que ele a entende como um processo permanente. Assim, a metodologia utilizada é a hermenêutica filosófica, de modo que os seres humanos elaboram a capacidade de deixar algo em aberto por meio da linguagem, sem estabelecer conclusões definitivas e sempre estabelecendo novos significados para os conceitos.por
dc.contributor.advisor1Armani, Carlos Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3735821554238929por
dc.contributor.referee1Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.contributor.referee2Silva, Mozart Linhares da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348151950853413por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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