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dc.contributor.advisorBaroni, Magnos
dc.creatorCustódio, Diego Agnelo da Silva
dc.date.accessioned2022-01-06T11:29:17Z
dc.date.available2022-01-06T11:29:17Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23454
dc.description.abstractAiming to correct one of the predominant defects on brazilian pavements, the fatigue cracking, the National Dimensioning Method was developed, extinguishing the empirical approach applied to highways so far. The new method promotes a mechanisitc analysis and requires accurate information on the properties of each material of the pavement layers, including the subgrade resilient modulus (MR), characteristic with great influence on the structure fatigue life, whose study is fundamental for the success of highways projects. In order to add knowledge regardind to MR of soils, the present paper aims to evaluate the influence of post-compaction saturation on the resilient behaviour of soils used in subgrade. For this purpose, two soils from Rio Grande do Sul were selected to be the research subject. These materials, after compaction at optimum moisture content, were left submerged in water until saturation was reached prior to testing for obtaining the MR, allowing the comparison with the values of MR presented under the optimal conditions. The methodology adopted can be used to simulate the variation in the fatigue life of an already built pavement caused by unforessen changes in the subgrade resilient behaviour if it becomes saturated, even if the structure is in accordance with the new method. This simulation was possible through MeDiNa software, which allows to estimate the increase in the percentage of the pavement cracked área when its foundation soil starts to behave differently than expected in projects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSolospor
dc.subjectSubleitopor
dc.subjectMódulo de resiliênciapor
dc.subjectSaturação pós-compactaçãopor
dc.subjectSoilseng
dc.subjectSubgradeeng
dc.subjectResilient moduluseng
dc.subjectPost-compaction saturationeng
dc.titleA influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de dois solos do Rio Grande do Sul empregados em subleito rodoviáriopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoAlmejando a correção de um dos defeitos predominantes nos pavimentos brasileiros, a fissuração por fadiga, desenvolveu-se o Método de Dimensionamento Nacional, extinguindo a abordagem empírica até então aplicada às rodovias. O novo método promove uma análise mecanicista e requer informações precisas das propriedades de cada um dos materiais constituintes das camadas do pavimento, dentre elas, o módulo de resiliência (MR) do subleito, característica com grande influência na vida de fadiga da estrutura, cujo estudo é fundamental para o sucesso dos projetos de rodovias. A fim de agregar conhecimento referente ao MR de solos, o presente trabalho busca avaliar a influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de solos empregados em subleito. Para este fim, selecionaram-se dois solos do Rio Grande do Sul para serem os objetos de pesquisa. Esses materiais, após compactados nas condições ótimas de compactação, foram deixados submersos em água até atingir a saturação antes da realização do ensaio para determinação do MR, possibilitando a comparação com os valores de MR apresentados nas condições ótimas de umidade. A metodologia adotada pode ser usada para simular a variação na vida de fadiga de um pavimento já executado, provocada por mudanças imprevistas no comportamento resiliente do subleito caso venha a tornar-se saturado, mesmo que a estrutura esteja de acordo com os critérios do novo método. Essa simulação foi possível através do software MeDiNa, que permite estimar o aumento no percentual de área trincada do pavimento quando seu solo de fundação passa a apresentar comportamentos diferentes dos previstos em projeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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