Análise de travessia de pedestres e ciclistas em passarelas: um estudo de caso na RSC-287/Av. Roraima
Resumo
Conhecendo as características do processo de urbanização das cidades brasileiras é essencial que sejam utilizados métodos de planejamento e organização de mobilidade urbana a fim de minimizar desvantagens oriundas da relação entre a grande frota de veículos existentes no país e os outros meios de deslocamento. Nesse contexto, pedestres e ciclistas são os mais vulneráveis no quesito segurança e, portanto, devem ser contemplados com medidas que ajudem a preservar os seus espaços de locomoção nas ruas e vias. O bom funcionamento das rodovias também é prejudicado conforme o número de situações de discordância entre diferentes fluxos. Essas características foram observadas no caso da interseção entre a rodovia RSC-287 e a Avenida Roraima em Santa Maria - RS, no local de travessia de pedestres e ciclistas próximo à entrada principal do Campus da UFSM. Visando solucionar tais problemas, este trabalho foi desenvolvido, por meio de um estudo de caso com o objetivo de analisar a necessidade e a viabilidade de implantação de uma travessia por passarela. Realizou-se um levantamento quantitativo de volume de tráfego no local e um levantamento qualitativo das características físicas e funcionais da travessia atual. Os resultados demonstraram que a instalação de uma passarela estaria de acordo com os critérios estabelecidos pela bibliografia estudada e traria benefícios para pedestres, ciclistas e condutores dos veículos que passam pela região, em prol da segurança e do bom funcionamento do trânsito em geral. Ainda ficou demonstrado que o local possui os atributos necessários para garantir que a estrutura seja eficiente e seja utilizada de fato por todos.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [249]
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