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dc.contributor.advisorFélix, Carlos José Antônio Kümmel
dc.creatorMellos, Helena Stragliotto
dc.date.accessioned2022-01-06T11:54:31Z
dc.date.available2022-01-06T11:54:31Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23464
dc.description.abstractThis paper presents a study of Acampamento Street’s walkability rate, located downtown Santa Maria, Rio Grande do Sul. Through this work, it is sought to bring benefits to urban mobility in the city and to pedestrians. The diagnosis was carried out through the application of Walkability Rate 2.0 – Tool (iCam 2.0), developed by the Institute for Transportation and Development Policy of Brazil. iCam 2.0 has fifteen indicators – width; paving; blocks dimension; distance on foot to transportation; physically permeable facades; visually active facades; daytime use and nocturnal use; mixed uses; street typology; crossings; lighting; daytime and nocturnal stream of pedestrians; the shade and shelter; noise pollution; and sanitation and cleanness – gathered in six categories – sidewalk, mobility, attraction, road security, public security and environment. In order to make the field inventory, the thoroughfare was fragmented in fifteen sidewalk segments. The data were processed and it was given scores to the sidewalk segments, to the indicators, to the categories and, finally, to iCam 2.0. In a scale of 0 to 3, less than 1 score means insufficient, a score between 1 and 2 means sufficient, a score between 2 e 3 means good, and the highest score means great. At the end of the experiment, it was found a general score of 1.32, that is, sufficient. The obtained results show the current street situation offers risks to pedestrians who walk around the place and it was concluded that there is a necessity of foremost short-term intervention in Acampamento Street.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectiCam 2.0eng
dc.subjectRua do Acampamentopor
dc.subjectÍndice de caminhabilidadepor
dc.subjectAcampamento Streeteng
dc.subjectWalkability rateeng
dc.titleAnálise do índice de caminhabilidade da Rua do Acampamento, bairro Centro, Santa Maria-RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo do índice de caminhabilidade da Rua do Acampamento, no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Por meio deste, procura-se trazer benefícios à mobilidade urbana no município e aos pedestres. O diagnóstico foi realizado através da aplicação do Índice de Caminhabilidade 2.0 – Ferramenta (iCam 2.0), desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. O iCam 2.0 possui 15 indicadores – largura; pavimentação; dimensão das quadras; distância a pé ao transporte; fachadas fisicamente permeáveis; fachadas visualmente ativas; uso público diurno e noturno; usos mistos; tipologia da rua; travessias; iluminação; fluxo de pedestres diurno e noturno; sombra e abrigo; poluição sonora; e coleta de lixo e limpeza – reunidos em 6 categorias – calçada, mobilidade, atração, segurança viária, segurança pública e ambiente. Para a realização dos levantamentos de campo, a via foi fragmentada em quinze segmentos de calçada. Os dados foram processados e atribuiu-se pontuação aos segmentos de calçada, aos indicadores, às categorias e, por fim, ao iCam 2.0. Em uma escala de 0 a 3, uma nota menor que 1 significa insuficiente, uma nota entre 1 e 2 significa suficiente, uma nota entre 2 e 3 significa bom, e a nota máxima significa ótimo. Ao fim do experimento, achou-se uma pontuação geral de 1,32, isto é, suficiente. Os resultados obtidos demonstraram que a atual situação da rua oferece riscos aos pedestres que circulam no local e concluiu-se a necessidade de intervenção prioritária, a curto prazo, na Rua do Acampamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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