dc.contributor.advisor | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.creator | Burtet, Camila Moreira | |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T11:56:24Z | |
dc.date.available | 2022-01-06T11:56:24Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23476 | |
dc.description.abstract | This paper aims to study the influence of road conditions on the composition of operating costs for users of the RSC –392 highway, between Tupanciretã and BR–158, including the flow of agricultural production and the transportation of people through the use of HDM-4 software. For this study, the stretch was chosen because of its importance for the region's economy, since the city is a major grain producer. The pavement conditions were analyzed by Continuous Visual Survey, Wheel Track Sinking and Longitudinal Irregularity, measured by laser inertial profilometer, and directional and classificatory traffic volumetric counting. The simulation was performed in the software with the input of the obtained and processed data, setting a scenario of factors that make up the program model, such as traffic flow type, highway class, traffic composition and volume, type and condition of the program. pavement, among others. The purpose of this simulation was to compare how indices such as IRI influence costs, using two scenarios: the first consisting of not doing maintenance / interventions during the defined project period, and the second performing periodic interventions. The results obtained showed that this road, if maintained its conservation pattern, can result in savings of about R$80.000/km/year to users, demonstrating that pavement conditions influence and the maintenance of highways allows greater benefits to society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | IRI | por |
dc.subject | HDM-4 | por |
dc.subject | Custos operacionais dos usuários | por |
dc.subject | Gerência de pavimentos | por |
dc.subject | Pavement manegement | eng |
dc.subject | User operating costs | eng |
dc.title | Influência das condições da rodovia nos custos operacionais para escoamento da produção agrícola entre a RSC–392 e BR–158 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência que as condições da via têm na composição dos custos operacionais aos usuários da rodovia RSC–392, trecho entre a cidade de Tupanciretã e a BR–158, compreendendo o escoamento da produção agrícola e o transporte de pessoas, através da utilização do software HDM-4. Para este estudo, foi realizada a escolha do trecho em função da importância que este tem para a economia da região, uma vez que a cidade é grande produtora de grãos. A análise das condições do pavimento foi efetuada a partir da realização do Levantamento Visual Contínuo, Afundamento da Trilha de Rodas e Irregularidade Longitudinal, medidos a partir de perfilômetro inercial a laser, e contagem volumétrica direcional e classificatória de tráfego. A simulação foi executada no software com a entrada dos dados obtidos e processados, fixando–se um cenário de fatores que compõem o modelo do programa, como tipo de fluxo do tráfego, classe da rodovia, composição e volume de tráfego, tipo e condição do pavimento, dentre outros. A intenção desta simulação foi comparar o quanto índices como o IRI influenciam nos custos, utilizando dois cenários: o primeiro consistindo em não fazer manutenções/intervenções no período de projeto definido, e o segundo realizando intervenções periódicas. Os resultados obtidos mostraram que esta via, se mantido seu padrão de conservação, pode resultar em economias de cerca de R$80.000/km/ano aos usuários, demonstrando que as condições do pavimento influenciam e a manutenção das rodovias possibilita maiores benefícios à sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |