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dc.contributor.advisorBaroni, Magnos
dc.creatorChiarello, Gabriéli Pires
dc.date.accessioned2022-01-06T12:10:52Z
dc.date.available2022-01-06T12:10:52Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23494
dc.description.abstractTrough a new flexible paviment desing method (MeDiNa) the mechanical properties of materials to be used in structural layes began to be considered. Thus, studies about the resilient behavior of each material to be inserted in the pavement were initiated by means of load triaxial tests. The presente work aims to study the characteristics of two mixtures of aggregate soil, molded in the optimum moisture content, composed by 25% and 35% of lateritic soil and 75% and 65% of discontinuos aggregate, named M02 and M03, verifying the variations presented by when chenges in their composition are applied. So, structures were desinged from MeDiNa and subsequently budgeted to verify the economic viability of using mixtures. The lateritic soil used and the basaltic aggregate, of the São Juvenal quarry, comes from the city of Cruz Alta-RS. The Resilience Module tests presented satisfactory results proving the possibility of using this material in paving, being that the mixture that presents the largest amount of gravel obtained better responses in relation to the performance of the mixture that presentes a larger proportion of soil. The two mixtures were studied in relation to the prediction mathematical models for resilient behavior, where it was possible to verify a better correlation with the Biarez and Composto models by the M02 that presented na R² of 0,94 while the M03 presented R² approximately 0,6 for both models. The analysis and budget showed a small variation in behavior and cost the pavement suffers with the inclusion of a mixture, making its use viable in the composition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSolo agregadopor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectMódulo de resiliênciapor
dc.subjectAggregate soileng
dc.subjectPavementeng
dc.subjectResilient moduluseng
dc.titleEstudo do comportamento resiliente de duas misturas de solo agregadopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoPor meio de um novo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis (MeDiNa) começaram a ser consideradas as propriedades mecânicas dos materiais a serem utilizados em camadas estruturais. Assim, iniciaram os estudos sobre os comportamento resiliente de cada material a ser inserido no pavimento, por meio de ensaios triaxiais de cargas repetidas. O presente trabalho objetiva analisar características de duas misturas de solo agregado, moldadas no teor de umidade ótima, compostas por 25% e 35% de solo laterítico e 75% e 65% de agregado descontinuo, denominadas M02 e M03, verificando as variações apresentadas por essas quando são aplicadas modificações na sua composição. Assim, foram dimensionadas e, posteriormente, orçadas estruturas a partir do MeDiNa, para verificação da viabilidade econômica do uso destas misturas. O solo laterítico utilizado e o agregado basáltico, da pedreira São Juneval, são provenientes do município de Cruz Alta-RS. Os ensaios de Módulo de Resiliência apresentaram resultados satisfatórios comprovando a possível utilização deste material na pavimentação, sendo que a mistura que apresenta maior quantidade de brita obteve melhores respostas em relação ao desempenho do que a mistura que apresenta uma maior proporção de solo. As duas misturas foram estudadas em relação aos modelos matemáticos de previsão de comportamento para módulos de resiliência, onde foi possível verificar uma correlação melhor com os modelos de Biarez e Composto pela mistura M02 que apresentou um R² de 0,94 enquanto a mistura M03 apresentou R² de aproximadamente 0,6 para os dois modelos. As análises e orçamento mostram pequena variação de comportamento e de custo que o pavimento sofre com a inclusão de uma mistura, podem tornar a utilização desta composição viável.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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