dc.contributor.advisor | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.creator | Vestena, Pablo Menezes | |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T13:04:16Z | |
dc.date.available | 2022-01-06T13:04:16Z | |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23500 | |
dc.description.abstract | The brazillian road network, in general, have been presenting functional and structural shortcomings conducted by a constant growth of highway traffic over the years. Thus, the need for routine rehabilitation is essential to maintain a level of comfort and safety on the roads. The milling residue is called Reclaimed Asphalt Pavement (RAP). Looking forward sustainable and economical viable solutions to engineering, the incorporation of this material in new mixtures has become increasingly present in European countries and United States. Aiming at increasing levels of RAP incorporation in recycled mixtures, engineers have been investing efforts in techniques and technologies, and it goes through a better understanding of RAP material. Pursuing increase the knowledge about intrinsic properties, 100% recycled mixtures were analyzed, continuing researches done in the research group. This study used mechanical tests to evaluate properties on these mixtures when compared to reference. Linear viscoelastic data were related to 2S2P1D model constants and degree of binder activity (DoA). Besides that, distinct fatigue analysis were used to cyclic tension fatigue test, comparing references to recycled mixes. The ε6 criteria was more promising because of its simplicity, since the S-VECD based evaluations methods didn’t went well due high viscoelastic modulus in test conditions and different percentage of void contents in 100% RAP mixes. Lastly, it was possible to correlate DoA to fatigue data, showing that this is parameter that has a great impact in performance of reclaimed asphalt mixes and it has to be considered when evaluating high content of RAP recycled mixes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | 100% RAP | eng |
dc.subject | Grau de reativação | por |
dc.subject | Rigidez | por |
dc.subject | Fadiga | por |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Degree of binder activity | eng |
dc.subject | Viscoelasticity | eng |
dc.subject | Fatigue | eng |
dc.title | Misturas integralmente recicladas: comportamento à fadiga e degree of binder activity | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | A malha viária brasileira, de maneira geral, vem apresentando carências funcionais e estruturais com o crescimento constante do tráfego de veículos comerciais e de carga nas rodovias ao longo dos anos. Assim, a necessidade de restaurações rotineiras é imprescindível para manutenção do conforto e segurança das vias. O resíduo da fresagem, parte do processo de conservação, é denominado Reclaimed Aspahlt Pavement (RAP). Buscando soluções sustentáveis e viáveis economicamente à engenharia, a incorporação deste material em novas misturas vem se tornando realidade cada vez mais presente em países europeus e nos Estados Unidos da América. Visando teores cada vez mais elevados de incorporação de RAP em misturas recicladas, a engenharia vem investindo esforços em técnicas e novas tecnologias neste sentido, e isto passa por uma análise cada vez mais rigorosa dos materiais fresados utilizados. Buscando aprofundar os conhecimentos relacionados as propriedades intrínsecas do RAP, foram propostas misturas recicladas, compostas 100% por fresado. Dando continuidade as pesquisas já realizadas no grupo de pesquisas GEPPASV, este trabalho utilizou de ensaios mecânicos para avaliar as propriedades destas misturas quando comparadas às de referência. Por meio de resultados de rigidez, foram correlacionadas as constantes do modelo 2S2P1D e os dados de grau de ativação (DoA). Além disto, diferentes critérios de avaliação de fadiga pelo ensaio uniaxial cíclico de fadiga a tração-compressão foram testados para comparar as misturas referência das puramente fresadas. O critério ε6 se mostrou mais promissor pela sua simplicidade, visto que os critérios que utilizavam a aplicação da teoria S-VECD não foram promissores devido as elevadas rigidezes nas condições do ensaio e não normatização dos volumes de vazios nas amostras 100% RAP. Por fim, foi possível evidenciar que o DoA correlacionou muito bem aos resultados de fadiga, indicando que este é um parâmetro influente na avaliação do desempenho de misturas recicladas e que deve ser considerado quando avaliadas misturas com alto teores de reciclagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |