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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorModesto, Mariana Gonçalves
dc.date.accessioned2022-01-06T13:04:39Z
dc.date.available2022-01-06T13:04:39Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23503
dc.description.abstractConsidering that the most commonly used sizing method in Brazil is currently empirical and often considers several simplifications and generates erroneous results, it was necessary to search for a new sizing method that would generate reliable answers. In this sense, the study of the empirical-mechanistic methodology was started, which takes into account the behavior of the structure throughout its useful life. Based on this methodology, the National Dimensioning Method was developed, materialized in software called MeDiNa, which was presented in 2017 by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). Also in 2017, DNIT released the New System of Reference Costs of Works (SICRO), a system of cost composition with the aim of improving and facilitating budgeting. Considering these important technological advances in the area and with the objective of continuing the work carried out in the disciplines of Highways I and II, this study sought to analyze and compare the two sizing methods to then budget the structures for the New SICRO. To do so, first, two structural alternatives were determined and, through the DNER Method and the National Sizing Method, the pavement was dimensioned. Then, the budgets of the alternatives for the pavement structure were made through the New SICRO. Lastly, a sensitivity analysis was elaborated through the variation of the design period and the level of reliability. By means of this analysis, it was concluded that the cost per N per kilometer implanted is inversely proportional to the project period and that, for the same duration, the area cracked in the pavement is proportional to the reliability. In general, it is understood that the empirico-mecanicista method reduces the waste of materials and, consequently, of public resources, since it allows a dimensioning more coherent to the necessary one for the imposed traffic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectDNERpor
dc.subjectMeDiNapor
dc.subjectSICROpor
dc.subjectOrçamentopor
dc.subjectBudgeteng
dc.subjectSizingeng
dc.titleAnálise do dimensionamento de um pavimento asfáltico pelo Método do DNER e o Método de Dimensionamento Nacional com orçamentação pelo Novo SICROpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoTendo em vista que o método de dimensionamento mais utilizado no Brasil atualmente é de caráter empírico e, muitas vezes, considera diversas simplificações e gera resultados errôneos, mostrou-se necessária a busca por um novo método de dimensionamento que gerasse respostas confiáveis. Nesse sentido, iniciou-se o estudo da metodologia empírico-mecanicista, que leva em conta o comportamento da estrutura ao longo de sua vida útil. Com base nessa metodologia, desenvolveu-se o Método de Dimensionamento Nacional, materializado em um software denominado MeDiNa, que foi apresentado em 2017 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ainda em 2017, o DNIT divulgou o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), um sistema de composição de custos com o intuito de aprimorar e facilitar a orçamentação. Considerando esses importantes avanços tecnológicos na área e com o objetivo de dar continuidade ao trabalho realizado nas disciplinas de Rodovias I e II, este estudo buscou analisar e comparar os dois métodos de dimensionamento para, então, orçar as estruturas pelo Novo SICRO. Para tanto, em primeiro lugar, determinou-se duas alternativas de estruturas e, através do Método do DNER e do Método de Dimensionamento Nacional, o pavimento foi dimensionado. Então, foram realizados os orçamentos das alternativas para a estrutura do pavimento mediante o Novo SICRO. Por fim, elaborou-se uma análise de sensibilidade através da variação do período de projeto e do nível de confiabilidade. Por meio dessa análise, concluiu-se que o custo por N por quilômetro implantado é inversamente proporcional ao período de projeto e que, para uma mesma duração desse, a área trincada no pavimento é proporcional à confiabilidade. De forma geral, entende-se que o método empírico-mecanicista reduz o desperdício de materiais e, consequentemente, de recursos públicos, visto que possibilita um dimensionamento mais coerente ao necessário para o tráfego imposto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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