dc.contributor.advisor | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.creator | Rodrigues Neto, Rube Afonso | |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T13:13:00Z | |
dc.date.available | 2022-01-06T13:13:00Z | |
dc.date.issued | 2019-07-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23510 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Regime diferenciado de contratações | por |
dc.subject | Novas diretrizes curriculares | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Licitação | por |
dc.subject | Ensino de engenharia | por |
dc.title | Elaboração de um material didático para a disciplina de “Tópicos Especiais em Infraestrutura Rodoviária” com vistas à aprendizagem significativa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | No mundo atual os estudantes de Engenharia têm encontrado grandes dificuldades na
adaptação ao mercado de trabalho, em grande parte, devido ao ensino de Engenharia nas
universidades brasileiras. Com a instituição das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do
Curso de Graduação em Engenharia, busca-se garantir que os alunos tenham um aprendizado
mais eficaz, na qual se pode destacar o emprego da teoria da Aprendizagem Significativa.
Tomando como base que um dos importantes conteúdos aprendidos durante o Curso de
Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são os tipos de licitações,
com destaque para a licitação do tipo RDC – Regime Diferenciado de Contratações que é o
modelo mais empregado para licitações de obras públicas no âmbito rodoviário, este Trabalho
de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar a elaboração de um edital do tipo RDC,
voltado para o âmbito acadêmico, que poderá ser utilizado na disciplina “Tópicos Especiais
em Infraestrutura Rodoviária” do Curso de Engenharia Civil da UFSM. Com isto, o presente
trabalho apresenta a metodologia aplicada para a elaboração do Edital RDC, uma análise dos
principais pontos do edital focados nos requisitos acadêmicos para habilitação dos grupos
participantes e a apresentação das etapas futuras a serem realizadas juntamente com o que é
esperado dos resultados quando da aplicação em sala de aula. Concluiu-se que o presente
trabalho cumpriu seus propósitos ao elaborar o edital, transformando-o para o meio didático,
apresentando comentários detalhados e explicações dos itens mais relevantes bem como
ressaltando os resultados esperados quando da sua aplicação em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |