Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Thiago Vinicius Ferreira da
dc.date.accessioned2022-01-19T12:00:17Z
dc.date.available2022-01-19T12:00:17Z
dc.date.issued2021-09-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23579
dc.description.abstractResearch regarding the insertion of images in teaching, intending to developing argumentation skills, has been growing gradually. Based on this observation, this work aims to investigate the argumentation and interpretation skills of higher education students at the Federal University of Santa Maria, through image material from the teaching of Biochemistry. The data were collected through questionnaires, which contained images and related to them some open questions and an initial questionnaire. After analyzed, the data were characterized in terms of argumentation and interpretation skills. Relating to data analysis and characterization referring to argumentation, these were analyzed according to Toulmin’s Argumentation Pattern (2006). The analysis related to interpretation skills followed the steps for image analysis by Litz (2008). After collecting and processing the data, quantitative analysis was performed with the results obtained. As a result, a low performance was found in the presentation of arguments in the students’ answers, in addition to the fact that they presented difficulties regarding the interpretation of the images. It can also be observed a connection between the students’ interpretive difficulty and the low performance in the elaboration of arguments. Another difficulty presented by the students is related to the symbolism and hierarchy in the representations contained in the analyzed images and the specific knowledge related to the contents covered by them. It is expected that the results obtained in this study serve as a lever, in such a way as to promote an intervention by teachers and institutions in the future, regarding the mode of assessment and regarding the use of image as a methodological tool for teaching-learning. Thus, it is expected that the image is increasingly analyzed in greater detail and used more frequently in the classroom, thus supporting the development of argumentation and mastery of scientific language in the discipline of Biochemistry in Higher Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterpretação visualpor
dc.subjectProcessos argumentativospor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectVisual interpretationeng
dc.subjectArgumentative processeseng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.titleUma investigação das habilidades de interpretação e argumentação de material imagético no ensino de bioquímicapor
dc.title.alternativeAn investigation of skills of interpretation and argumentation of imagetic material in biochemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPesquisas com relação à inserção de imagens no ensino, com o intuito de desenvolver habilidades de argumentação, vêm crescendo gradualmente. Com base nesta observação, este trabalho consiste em uma investigação sobre as habilidades de argumentação e interpretação de alunos do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria através de material imagético no ensino de Bioquímica. Os dados foram coletados através de questionários, os quais continham imagens e, relacionadas a tais imagens, algumas perguntas abertas, além de um questionário inicial. Os dados foram analisados e caracterizados em níveis de argumentação e habilidade de interpretação. Quanto a essa análise e caracterização referente à argumentação, os dados foram analisados segundo o Padrão de argumentação de Toulmin (2006). Já a análise referente à habilidade de interpretação seguiu os passos para análise de imagem de Litz (2008). Após a coleta e tratamento das respostas, foram realizadas análises quantitativas com os resultados obtidos. Como resultado, encontrou-se um baixo desempenho na elaboração de argumentos nas respostas dos estudantes, além de dificuldades quanto à interpretação das imagens. Pode-se observar também uma correlação entre a dificuldade interpretativa dos estudantes e seu baixo desempenho na elaboração dos argumentos. Outra dificuldade apresentada pelos estudantes está relacionada ao simbolismo e à hierarquia nas representações contidas nas imagens analisadas, além dos conhecimentos específicos relacionados aos conteúdos abordados pelas mesmas. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo sirvam de alavanca para promover, futuramente, uma intervenção por parte dos professores e das instituições com relação ao modo de avaliação e com relação a utilização da imagem como uma ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem. Dessa forma, espera-se que a imagem seja, cada vez mais analisada com maiores detalhes e utilizada com maior frequência em sala de aula, corroborando assim para o desenvolvimento da argumentação e domínio da linguagem científica na disciplina de Bioquímica no Ensino Superior.por
dc.contributor.advisor1Chitolina, Maria Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.contributor.referee1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee2Canto-Dorow, Thais Scotti do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562213334161060por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International