Imagem-corpo-Frida: fronteiras híbridas da Performance na Arte Contemporânea a partir de uma perspectiva autobiográfica
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Data
2021-05-10Primeiro membro da banca
Biancalana, Gisela Reis
Segundo membro da banca
Abreu, Carla Luzia de
Metadata
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Este trabalho investiga as possibilidades de criação em Performance Arte a partir das imagens
da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), enfatizando como eixo condutor os
atravessamentos com as experiências de vida/autobiográficas. Dessa forma, utiliza-se da
abordagem metodológica da Bricolagem, articulando seu caráter polissêmico e sua rede
criativa-investigativa-interpretativa como modo de entrecruzar diferentes perspectivas
conceituais e artísticas. Sendo assim, a pesquisa procura discutir, a partir da criação, a
incidência das imagens de Frida Kahlo na cultura contemporânea, na produção de
subjetividades e múltiplos modos de criação artística; a potência das imagens, a partir dos
estudos da Cultura Visual; e as diferentes maneiras de entender o campo da Performance Arte.
Para tanto, ao longo do percurso investigativo foram criadas as performances intituladas Vinte
e Quatro Outonos, O Vale e a videoperformance Gen(te)rra, que dinamizam a concepção de
performance a partir de três vieses: como arte do eu, como modo de existência e como arte de
fronteira. Distintos contextos/conceitos são analisados por meio dos processos criativos,
procurando interatuar com o caráter de atravessamento arte e vida e a trama pessoal-política
presentes tanto na criação de Frida Kahlo quanto nos princípios da Arte Contemporânea, a fim
de pensar a Performance Arte como uma expressão artística fronteiriça, híbrida e plural que
movimenta diferentes corpos e suas autobiografias como modos de ser e criar em arte.
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