Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Física por título
Itens para a visualização no momento 10-29 of 157
-
Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
(2014-02-28)Introdução: Este estudo realizou uma aproximação teórico-conceitual entre a Praxiologia Motriz e a Proposta Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (TDPE). Os objetivos foram: a) Revisão teórica da Praxiologia Motriz; ... -
Aptidão física, pico de velocidade de crescimento, composição corporal e o desempenho das habilidades técnicas de praticantes de futsal
(2019-08-27)A procura pela prática do futsal vem aumentando e os primeiros contatos de crianças com o esporte estão ocorrendo por volta dos 4 aos 6 anos de idade. Por meio desta inserção, se inicia o processo de desenvolvimento ... -
Associação do desempenho funcional de membros superiores com a força dos músculos rotadores do ombro e a resistência dos músculos do tronco em arremessadores adolescentes
(2019-10-30)O arremesso com o braço acima da cabeça é uma atividade dinâmica complexa que envolve todo corpo e requer alta velocidade e grande amplitude de movimento com alto grau de precisão. Esta tarefa exige uma cadeia cinética ... -
Associação entre características do temperamento com os níveis de percepção de competência e desempenho motor de crianças
(2017-03-14)O objetivo desse estudo foi verificar se características de temperamento estão associadas aos diferentes níveis de percepção de competência e desempenho motor de crianças de seis e sete anos de idade. Participaram 182 ... -
Associação longitudinal entre desenvolvimento motor e prematuridade: uma revisão sistemática com meta-análise explorando os fatores moderadores
(2020-09-25)Crianças prematuras apresentam um desfecho atípico no desenvolvimento motor, no entanto, o risco de atraso e a magnitude do tamanho de efeito dessa associação em diferentes períodos da infância, bem como, os fatores ... -
Atividade física no contexto de escolares do ensino médio do estado do Rio Grande do Sul
(2018-08-06)A busca pela saúde e adoção de hábitos saudáveis são temas atualmente bastante discutidos. A escola como espaço de produção e construção de conhecimentos é o local ideal para que crianças e adolescentes adquiram bons hábitos ... -
Atuação no PELC-Povos e comunidades tradicionais da UFSM: relações com a formação inicial em educação física
(2017-06-22)A presente dissertação de mestrado teve como suas temáticas de estudo o Programa Esporte e Lazer da Cidade - Povos e Comunidade Tradicionais - Quilombolas e Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/PCT/UFSM) e ... -
Auto regulação e percepção de competência motora em crianças praticantes e não praticantes de tênis de campo
(2018-12-17)O presente estudo teve como objetivo verificar se crianças praticantes de Tênis de Campo possuem melhores níveis de percepção de competência motora e auto regulação quando comparadas a crianças não praticantes de Tênis de ... -
Avaliação da oscilação corporal de indivíduos com e sem dor lombar após caminhada de 10 minutos
(2016-04-25)Sujeitos com Dor Lombar (DL) apresentam adaptações durante a caminhada em consequência da dor, e estas adaptações são suscetíveis a afetar o controle postural destes sujeitos. No entanto, dentre as atividades físicas ... -
Avaliação do controle postural durante a execução do star excursion balance test
(2017-03-14)O Star Excursion Balance Test (SEBT) é um teste clínico que busca avaliar o controle postural. A interpretação de seus resultados depende da compreensão das especificidades motoras e dos mecanismos de compensação exigidos ... -
A avaliação em educação física escolar na Escola Nova Sociedade: as relações de manutenção e eliminação
(2014-02-26)Este estudo se insere na Linha de Estudos Epistemológicos Didáticos da Educação Física (LEEDEF) do Centro de Educação Física de Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), e analisou as relações de ... -
Barreiras à prática de atividades físicas em pacientes portadores de HIV/AIDS atendidos em um serviço de referência do RS
(2016-08-26)A prática de atividades físicas regulares é estimulada em pacientes com HIV/AIDS (PVHIV) como parte de uma abordagem para melhora do bem estar e da saúde, no entanto a adesão a uma rotina de exercícios físicos diários é ... -
Barreiras, facilitadores e motivação para a prática recreacional do tênis de campo na cidade de Uruguaiana – RS
(2019-06-24)O estudo buscou identificar os fatores motivacionais, as barreiras e os facilitadores percebidos para a prática do tênis de campo em praticantes recreacionais (PRT) adultos de Uruguaiana RS, e comparar estas informações ... -
Biomecânica da marcha com obstáculos e dupla tarefa em idosas sedentárias e fisicamente ativas
(2014-03-28)O envelhecimento acarreta modificações em diversas estruturas e funções corporais. Déficits na capacidade neuromuscular, mecânica e cognitiva podem levar a uma redução na capacidade de locomoção e dificultar a marcha em ... -
Brincando e dançando e sentindo a canção: entrelaçamentos entre dançar, brincar e se-movimentar
(2019-10-18)O presente trabalho parte de minha experiência como professora de Educação Física, atuando desde 2014 com os anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual de Santa Maria – RS, onde tenho percebido que a ... -
O brincar dançante: a criança e sua inerente necessidade de brincar e se-movimentar pela dança
(2018-08-03)Este estudo se propôs essencialmente conhecer melhor as crianças, compreender o mundo de vida e o mundo de movimento, seu brincar e se-movimentar em tempos de tecnologias e falta de tempo de Ser Criança. Algumas questões ... -
O brincar e a indústria cultural: é possível salvar a criança?
(2017-02-16)Este estudo consiste na inquietação e no desejo de conhecer a criança e suas relações com o brinquedo e o brincar. Com o objetivo de compreender a afinidade que se estabelece entre os artefatos produzidos pela Indústria ... -
O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança
(2015-03-17)Este estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o fomento da mesma. Para tanto, temos como ... -
Brincar, corpo e movimento na educação infantil pelo olhar de alguns pesquisadores da educação física
(2018-10-22)A presente pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar como se configura as relações axiológicas e conceituais entre Educação Física e Educação Infantil pelas temáticas criança, infância, Educação Infantil, brincar, ... -
O brincar-e-se-movimentar: a linguagem da criança
(2016-03-22)A linguagem da criança é composta por símbolos e signos. Uma de suas funções é a da comunicação e do diálogo, auxiliando na construção e desenvolvimento do pensamento e conhecimento. A criança possui muitas linguagens uma ...