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dc.contributor.advisorPossebon, Évelyn Paniz
dc.creatorReginato, Cristiano Lopes
dc.date.accessioned2022-02-09T18:20:23Z
dc.date.available2022-02-09T18:20:23Z
dc.date.issued2022-01-13
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23645
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMediçõespor
dc.subjectComparaçãopor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectNorma DNIT 433/2021–PROpor
dc.subjectNorma DNIT 007/2003-PROpor
dc.subjectTrincaspor
dc.titleMedição de trincas pelos métodas das normas DNIT PRO 007/2003 e DNIT PRO 433/2021por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO Brasil é um país que possui uma extensa malha rodoviária, esta, com inúmeros defeitos, sendo um deles, as trincas. A partir disto, acredita-se que se deve destinar recursos de forma mais eficaz para restaurações e fazer as melhorias nas vias que possuem defeitos de forma inteligente e de acordo com as normativas vigentes para definição dos pontos de maior necessidade. Este trabalho tem como objetivo estudar as duas normas atualmente em vigor do DNIT, a 433/2021 – PRO e a 007/2003 – PRO, com a finalidade de comparar os resultados para um estudo de caso na rodovia BR-285 do Km 498+600 ao km 674+800 com a extensão de 176,200 Km. A Norma 433 considera uma grelha e as células inseridas nela com algum tipo de trinca, já a Norma DNIT 007/2003 – PRO considera o valor real do tamanho das trincas. Os locais de medições foram definidos de acordo com as locações onde os serviços de restauração seriam feitos na rodovia pela empresa prestadora de serviços, de modo a aproveitar o fechamento da estrada. Todos os cuidados com a segurança foram tomados. Ao longo do trabalho, se observou uma diferença entre os resultados obtidos entre as duas normas. Foram realizadas duas comparações: A primeira entre os resultados das normas considerando apenas a área sob a grelha da 433 para a DNIT 007/2003 – PRO também, e a outra comparando o subtrecho como um todo na DNIT 007/2003 – PRO (conforme orienta esta norma). Para o primeiro caso, onde foi estudado uma seção de vinte metros de comprimento, no subtrecho 1 foi observada uma divergência de aproximadamente 35%, no subtrecho 2 foi observada uma diferença ainda maior, de 44,15%, no subtrecho 3 foi observada uma diferença de 8%, nos subtrechos 4 e 5 uma diferença de 33,44% e 14,80% respectivamente e a média destes cinco subtrechos foi de 27,18%. Logo após, foram feitas medições levando em conta os subtrechos por inteiro, de 300 metros que é o valor mínimo da Norma DNIT 007/2001 – PRO, foram feitas as comparações novamente e o resultado obtido ainda divergiu. No primeiro subtrecho a diferença entre os métodos foi de 3,76%, no segundo subtrecho foi de 38,94%, no terceiro 6,90%, no quarto e no quinto as divergências foram de respectivamente 30,19% e 11,55%, sendo a média de 18,27%. Apresentando esses resultados observou-se que a Norma é mais restritiva em relação à outra, mostrando menos trincas que a Norma DNIT 007/2003 – PRO. Ao final do trabalho, pôde-se concluir que a porcentagem de trincas foi maior para a Norma a 433/2021 – PRO em todos os subtrechos estudados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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