Iniciação teatral em escola de ensino médio: vivendo e aprendendo a jogar
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Data
2019-12-12Autor
Baptistello, João Batista Ribeiro
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Teatro da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu uma pesquisa de campo
sobre a utilização dos Jogos Teatrais na iniciação teatral da disciplina Artes em uma
turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa
Maria no Rio Grande do Sul. O interesse por tais práticas se deu por ser um processo
de aprendizagem teatral eficiente, apresentado por diferentes pesquisadores que nos
foram referenciais: Andrade (2006), Camelo (2015), Fabi (2013) e Faria (2002), que
através de pesquisas e metodologias desenvolvidas para este público alvo, permitiram
trabalhar com o conteúdo Jogos Teatrais em ambientes de ensino formal. Observouse a importância de autores que tratam dos Jogos Teatrais: Ricardo Ottoni Vaz
Japiassu, Olga Garcia Reverbel, Augusto Pinto Boal e Viola Spolin. Optou-se por
fundamentar a metodologia dessas aulas de estágio nos trabalhos de Japiassu (2008)
e Spolin (2008) para a prática pedagógica. Desenvolveu-se a pesquisa de campo com
a observação minuciosa da turma e de seu comportamento no ambiente escolar
registrando os dados e informações em cadernos de notas e diários, bem como,
considerando a produção de protocolos e questionários por parte dos alunos. A partir
da análise desse material, com base na fundamentação teórica, foi feita a
interpretação dessas informações. Concluiu-se que as práticas teatrais começaram a
fazer parte do repertório dos adolescentes, a ponto de organizarem o espaço da sala,
antes da aula, propondo certa ressignificação ao lugar. Essa investigação
proporcionou a conexão com a espontaneidade, com a improvisação, o rompimento
do isolamento e o confrontamento de ideias.
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