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dc.creatorVesz, Jessica Anibale
dc.date.accessioned2022-02-16T18:26:32Z
dc.date.available2022-02-16T18:26:32Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23670
dc.description.abstractLocated in the field of Visual Arts, the research encompasses a study developed in Visual Poetics, which is elaborated with reference in a specific place, understood as an affective place. The practical development, configured in the artistic production resulting from the research, is carried out through photographic and videographic images, generating reflections about the “temporal multiplicities”, originating from that specific space. This concept is elaborated, mainly, according to the approach of Gilles Deleuze and Félix Guattari (1997). The images generated portray the particularities inherent to the object of study, brought from the audiovisual and photographs of the chosen location (a wood sawmill), as well as the relationship between object / image based on the concept of “index” proposed by Phillipe Dubois (2010). In this process, we seek to investigate how the image as a driving element of poetics can provide reflections and artistic productions based on that affective place, aiming at the constitution of proposals in Art and Technology. Therefore, it articulates around the purpose of reframing such a space, due to experiences and personal experiences, transposing it to a production in Art, with Poiética (REY, 2002) as a theoretical corpus. In this context, certain criteria are established, such as the use of logbooks, verbalizations about the research and search for artistic references, in order to establish dialogues that help to understand the context of current manifestations, based on the guidelines developed throughout the research. Thus, a diverse set of productions is generated, audiovisual as well as printed, and objects which encompasses the issues raised throughout the investigation, proposing reflections on the theme and chosen processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectLugar afetivopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and technologyeng
dc.subjectAffective placeeng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectAudio-visualeng
dc.titleLugar afetivo: possibilidades de pensar a imagem na produção artística contemporâneapor
dc.title.alternativeAffective place: possibilities of thinking the image in artistic production contemporaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSituada no campo das Artes Visuais, a pesquisa abarca um estudo desenvolvido em Poéticas Visuais, o qual é elaborado com referência em determinado local, entendido como um lugar afetivo. O desenvolvimento prático, configurado na produção artística resultante da pesquisa, é realizado por meio de imagens fotográficas e videográficas gerando reflexões acerca das “multiplicidades temporais”, originárias daquele espaço específico. Tal conceito é elaborado, principalmente, segundo a abordagem de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997). As imagens geradas retratam as particularidades inerentes ao objeto de estudo, trazidas a partir do audiovisual e de fotografias do local escolhido (uma serraria de madeira), assim como a relação entre objeto/imagem a partir do conceito de “índice” proposto por Phillipe Dubois (2010). Neste processo, busca-se investigar de que modo a imagem como elemento impulsionador da poética pode propiciar reflexões e produções artísticas com base naquele lugar afetivo, visando a constituição de propostas em Arte e Tecnologia. Portanto, articula-se em torno do propósito de ressignificar tal espaço, em razão de vivências e experiências pessoais, transpondo-o para uma produção em Arte, tendo a Poiética (REY, 2002) como corpus teórico. Neste âmbito, são estabelecidos alguns critérios como a utilização de diários de bordo, verbalizações sobre a pesquisa e busca de referenciais artísticos, de forma a estabelecer diálogos que ajudem a compreender o contexto das manifestações atuais, a partir das orientações desenvolvidas ao longo da pesquisa. Gera-se, assim, um conjunto diverso de produções, tanto audiovisuais quanto impressos e objetos, o qual abarca as questões apontadas ao longo da investigação, propondo reflexões em torno do tema e processos elegidos.por
dc.contributor.advisor1Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234650265478193por
dc.contributor.referee1Rey, Sandra Terezinha
dc.contributor.referee2Azevedo, Claudio Tarouco de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7664929594722512por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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