dc.contributor.advisor | Neckel, Inajá | |
dc.creator | Sinski, Maurício | |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T15:14:48Z | |
dc.date.available | 2022-03-04T15:14:48Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23749 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This work arises from the research of the Final Paper entitled Improper Body: Open Body. Its
proposition was to think about the notion of the body in the opening to the uniqueness
according to the thought of the philosopher Jean-Luc Nancy. The objective was to put into
laboratory practice a process aimed at opening and uniqueness, producing a thought about the
body, the theater and the relationship between the sensitive and the subjectivity. Its
methodology was based on Practice as Research as a path to a methodological approach, thus
placing artistic practice as the driving force of the process and the production of thought.
From this, performance interventions were carried out: Body-Machine and Water Column. In
the improprieties in the body as an opening, I leave traces of presences and the effects of
presences that are related, which create and weave this research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Prática como pesquisa | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Theater | eng |
dc.subject | Practice as research | eng |
dc.subject | Body | eng |
dc.title | Corpo impróprio: corpo aberto | por |
dc.title.alternative | Improper body: open body | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho nasce da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Corpo
Impróprio: Corpo aberto. Sua proposição foi pensar a noção de corpo na abertura à
singularidade a partir do pensamento do filósofo Jean-Luc Nancy. Teve como objetivo
colocar em prática laboratorial um processo voltado à abertura e a singularidade, produzindo
um pensamento sobre o corpo, o teatro e as relações entre o sensível e a subjetividade. Sua
metodologia se baseou na Prática como Pesquisa como um caminho para a abordagem
metodológica, colocando assim a prática artística como centro motor do processo e da
produção do pensamento. A partir disso, foram realizadas intervenções performáticas:
Corpo-Máquina e Coluna D’água. Nas impropriedades no corpo como abertura, deixo
vestígios de presenças e efeitos de presenças que se relacionam, criam e tecem essa
pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |