dc.contributor.advisor | Vieira, Rodrigo Padilha | |
dc.creator | Moura, Emmanuel Adamski de | |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T13:11:05Z | |
dc.date.available | 2022-03-07T13:11:05Z | |
dc.date.issued | 2022-02-03 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23752 | |
dc.description | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS,2022. | por |
dc.description.abstract | This paper provides information about indirect field oriented vector control systems for syn chronous reluctance machines. These machines are built from sinusoidally distributed windings
in the stator with the rotor made of ferromagnetic material, which results in an efficient motor
as it does not contain losses due to rotor currents. The main characteristics of the synchronous
reluctance machine are high energy efficiency, low production and maintenance costs, as well
as high robustness. In this way, the synchronous reluctance motor can replace the induction
motor in industrial applications, which provides energy savings, since synchronous reluctance
motors have higher efficiency. The work presents a mathematical model of the synchronous
reluctance motor, which is used for the design of controllers and for computer simulations in
discrete time. This paper also describes the building and operation of an experimental platform
to drive and control the motor. This platform performs measurement acquisitions and signal
conditioning that are necessary for the execution of the vector control. The experimental results
obtained allow validating the operation of the designed control system. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motor síncrono de relutância | por |
dc.subject | Controle de velocidade | por |
dc.subject | Controle vetorial | por |
dc.subject | Modelagem | por |
dc.title | Estratégia de controle por campo orientado para motores síncronos de relutância com aplicação experimental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso aborda sistemas de controle vetorial orientado por campo
indireto para máquinas síncronas de relutância. Estas máquinas são construidas a partir de en rolamentos senoidalmente distribuídos no estator e rotor fabricado de material ferromagnético,
o que resulta em um motor eficiente por não conter perdar por correntes rotóricas. As principais características da máquina síncrona de relutância são alta eficiencia energética, baixo
custo de produção e manutenção, bem como elevada robustez. Desta forma, o motor síncrono
de relutância pode substituir o motor de indução em aplicações industriais, o que proporciona
economia de energia, dado sua elevada eficiência. O trabalho apresenta o modelo matemático
para o motor síncrono de relutância, sendo este utilizado para o projeto dos controladores e
para simulações computacionais em tempo discreto. Também é descrita a montagem e o funci onamento de uma bancada experimental para acionamento e controle do motor. Composta por
sensores de corrente, tensão e posição mecânica, esta bancada realiza aquisições de medidas
e condicionamento dos sinais necessários para a execução do controle vetorial. Os resultados
experimentais obtidos em bancada permitem validar o funcionamento do sistema de controle
projetado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |