Abordagem teórica e prática no desenvolvimento de uma bicicleta do tipo mountain bike full suspension
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e fabricação de uma bicicleta do tipo mountain bike full suspension, da modalidade all-mountain, com foco na configuração do sistema de suspensão e do quadro. Para sua realização foi efetuada uma revisão bibliográfica da dinâmica e cinemática de um veículo de duas rodas, permitindo posteriormente fazer um estudo cinemático viabilizando um sistema que atendesse os requisitos definidos, os quais foram especificados pela metodologia aplicada. A cinemática foi desenvolvida levando em consideração as dimensões do ciclista e limitações dos parâmetros geométricos do quadro. Posteriormente a cinemática e a geometria definidas, uma análise estrutural foi aplicada com o intuito de identificar locais de elevado campo de tensão e de possíveis falhas, para que se necessário, ocorressem alterações geométricas e evitassem problemas estruturais. Juntamente foi elaborado um gabarito e um plano para fabricação do quadro, possibilitando o processo de construção do mesmo. Conforme datas estabelecidas pelo cronograma todos materiais foram comprados, conferidos e fabricados, possibilitando obter a estrutura pronta dentro do prazo estipulado. Realizada a montagem da bicicleta, a aplicação de testes foi fundamental para comprovar a confiabilidade da fabricação e garantir que os parâmetros projetados para a cinemática estão fiéis e se obterá o comportamento desejado para a condução da bicicleta. Realizando todas as etapas de desenvolvimento fazendo questionamentos e averiguações, alguns problemas foram constatados e corrigidos, outros propôs-se soluções para alterações, melhorias e novas ideias para trabalhos futuros. Por fim, com base nos dados do projeto da suspensão, consegui-se identificar a obtenção de um comportamento equilibrado para a bicicleta, juntamente com o cumprimento de todos os requisitos de projetos definidos, chegando a uma solução para o problema proposto.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [115]