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dc.contributor.advisorZappe, Jana Gonçalves
dc.creatorMonçalves, Rafaela
dc.date.accessioned2022-03-24T12:04:10Z
dc.date.available2022-03-24T12:04:10Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23872
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2019.por
dc.description.abstractCurrently, the theme of suicidal behavior in adolescence is in evidence, both in Brazil and in the world, because it is a relevant health problem that can have several consequences, with death being the most extreme of them. It is considered relevant to investigate the interventions directed to cases of suicidal behavior considering the juvenile development. Therefore, a systematic literature review was conducted to understand how the management of cases of adolescents who present suicidal behavior in public and private health networks in Brazil occurs. Searches were performed on Scielo, PePSIC and LILACS databases, with an established period from 2008 to august 2019, covering the last ten years. The 316 publications resulting from the databases searches were submitted to the inclusion and exclusion criteria, leaving 10 articles that were selected. After reading the full results, they were divided into thematic categories constructed from the research question, but also taking into account what was most frequently found in the publications: 1) Understanding suicidal behavior in childhood, adolescence and youth and 2) Interventions directed to children, adolescents and young people who present suicidal behavior. The results highlight the need to understand the specifics of suicidal behavior in children, adolescents and young people and their effects on different professional activities; the importance of the professional-patient relationship. The qualification of professionals, either during graduation or during continuing education programs, is marked as essential for a person to receive effective care reflected in different health services.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento suicidapor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectAtuação profissionalpor
dc.titleAdolescência e comportamento suicidapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoAtualmente, a temática do comportamento suicida na adolescência encontra-se em evidência, tanto no Brasil quanto no mundo, pois trata-se de um relevante problema de saúde que pode acarretar diversas consequências, sendo a morte a mais extrema delas. Considera-se relevante investigar sobre as intervenções direcionadas aos casos de comportamento suicida considerando o desenvolvimento infanto-juvenil. Diante disso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura visando compreender como ocorre o manejo dos casos de adolescentes que apresentam comportamento suicida nas redes pública e privada de saúde no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, PePSIC e LILACS, cobrindo os últimos dez anos. As 316 publicações resultantes das buscas foram submetidas aos critérios de inclusão e exclusão, restando 10 artigos selecionados. Após a leitura dos resultados na íntegra, estes foram divididos em categorias temáticas construídas a partir da questão de pesquisa, mas também levando em consideração o que era encontrado com maior frequência nas publicações: 1) Compreensão do comportamento suicida na infância, adolescência e juventude e 2) Intervenções direcionadas a crianças, adolescentes e jovens que apresentam comportamento suicida. Os resultados apontam a necessidade de compreender as especificidades do comportamento suicida em crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento de uma atuação profissional efetiva, destacando-se a importância da relação profissional-paciente. A qualificação dos profissionais, seja durante a graduação, seja mediante programas de educação permanente, é assinalada como essencial para que se chegue a um atendimento eficaz refletido nos diferentes serviços de saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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