dc.contributor.advisor | Zappe, Jana Gonçalves | |
dc.creator | Costa, Renata dos Santos da | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:12:42Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T12:12:42Z | |
dc.date.issued | 2021-02-01 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23884 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The engagement of adolescents with infraction practices occurs complexly because of macrosocial crossings, considering race, social class and gender, throughout their life trajectory. In this way, based on a single case study, the present research aimed to identify the material and psychological conditions available to a young person who were released from the socio-educational system, after the compliance of the socio-educational measure of internment. We aimed to understand the implications of social structures in his resocialization process, as well as what were the ways in which he pursued to overcome the conflict with the law. The data collection occurred through the reflective interview, which was audio recorded, transcribed and analyzed from the theoretical prepositions. Through the description of the case, it was observed that even after “settling of accounts with the law” through the fulfillment of the SEM of internment, social structures crossed over the young man's life, which pushed him back to the way of transgression. However, it was also possible to realize that the young man still invests in his resocialization process, through the construction of life projects, the support received by the family, as well as his relationship with art, verses, rhymes and poetry, which became pillars that currently support the structures of his life. We emphasize the importance of improve these issues, given the shortage of studies about this theme. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jovens egressos | por |
dc.subject | Sistema socioeducativo | por |
dc.subject | Estruturas sociais | por |
dc.title | "Do muro pra cá”: implicações dos abismos sociais na vida de um jovem que cumpriu medida socioeducativa de internação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | O engajamento de adolescentes com as práticas infracionais se dá de forma complexa, devido especialmente aos atravessamentos macrossociais, considerando raça, classe e gênero, ao longo de sua trajetória de vida, o que deve ser considerado no processo de ruptura com as práticas infracionais que se busca a partir da responsabilização legal. Desta forma, o presente estudo buscou identificar, a partir de um estudo de caso único, as condições materiais e psíquicas disponíveis a um jovem egresso do sistema socioeducativo, após o cumprimento da medida socioeducativa de internação. Buscou-se compreender as implicações das estruturas sociais em seu processo de ressocialização, bem como quais foram as formas pelas quais este buscou a superação do conflito com a lei. O levantamento dos dados se deu a partir da entrevista reflexiva, a qual foi audiogravada, transcrita e analisada a partir das proposições teóricas. A partir da descrição do caso, observou-se que, mesmo após “o acerto de contas com a lei”, através do cumprimento da MSE de internação, as estruturas sociais continuaram se atravessando na vida do jovem, mantendo a via da transgressão presente em sua vida. Contudo, também foi possível perceber que o jovem continuou investindo no seu processo de ressocialização, através do investimento em seus projetos de vida, da dedicação ao trabalho formal, do suporte recebido pela família, bem como pela sua relação com a arte, que se constituíram em pilares que sustentam, atualmente, as estruturas de sua vida. Ressalta-se a importância do aprofundamento de tais questões, visto a escassez de estudos acerca de tal temática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |