Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVasconcellos, Silvio José Lemos
dc.creatorGoudochnikov, Natália Viktorovna Santos
dc.date.accessioned2022-03-24T12:13:07Z
dc.date.available2022-03-24T12:13:07Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23888
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021.por
dc.description.abstractIn the academic field, students are subject to many stressors that tend to exacerbate anxiety and heighten difficulties in concentration and performance. In that sense, to admit the possibility of there being students with Attention Deficit Hyperactivity and Social Anxiety disorders implies understanding that these students are even more vulnerable to the stressors in the academic field and difficulties in education. Understanding this gravity, the present study sought to learn the frequency of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Social Anxiety Disorder in a sample of 147 university students, of various universities and courses. A frequency of 67,3% was found for Social Anxiety traits, and 63,9% for ADHD traits. Together the traits appeared in 48% of the whole sample. A statistically significant association was found for traits of ADHD and SAD (x²= 7,70, p < 0,05), as well a statistically significant association for the ADHD subtype and presence of Social Anxiety traits (x²= 8,09, p < 0,05), and the same for the degree of Social Anxiety and presence of ADHD traits (x²= 10,15, p < 0,05), but there was no statistically significant association for the degree of Social Anxiety and ADHD subtypes. As for sex, there was a statistically signifcant association only for presence of Social Anxiety traits (x²= 5,80, p < 0,05) but not for the other variables. This data suggest that there is an association for the appearance of ADHD and SAD, but that their subclassifications do not influence one another. It also implies the appearance of Social Anxiety Disorders is linked to the female sex, but the degree of Social Anxiety is not influenced, and sex has no signifcant influence over ADHD, nor its subtypes. This work was important to add to the growing number of brazilian scientific works researching ADHD and SAD in university students, and to draw attention to the frequency of the disorders, as they constitute many risks to the mental health of the students, such as in the fields of relationships, self esteem, memory, and concentration. It also aimed to investigate how the disorders appear together for the brazilian population, and the associations between them. The finding about the association of the female sex only with social anxiety helped raise questions about the role of sex in the appearance of ADHD. It is hoped that the work will raise more discussions about the psychological treatment for students with symptoms of anxiety, inattention, and hyperactivity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectAnsiedade socialpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.titleTDAH e ansiedade social em estudantes universitáriospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoNo campo universitário, os estudantes estão sujeitos a vários estressores que tendem a exacerbar a ansiedade e aumentar dificuldades de concentração e desempenho. Nesse sentido, admitir a possibilidade de haver alunos com os transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade e de Ansiedade Social implica entender que estes alunos estão ainda mais vulneráveis aos estressores do campo acadêmico e dificuldades na formação. Entendendo essa gravidade, o presente estudo buscou saber a frequência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e do Transtorno de Ansiedade Social em uma amostra de 147 alunos universitários, de diversas universidades e cursos. Foi encontrada uma frequência de 67,3% de traços de Ansiedade Social, e 63,9% de traços de TDAH. Em conjunto os traços apareceram em 48% de toda a amostra. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre traços de TAS e de TDAH (x²= 7,70, p < 0,05), bem como associação estatisticamente significativa para o subtipo de TDAH e a presença de traços de Ansiedade Social (x²= 8,09, p < 0,05), e o mesmo para o grau de Ansiedade Social e a presença de traços de TDAH (x²= 10,15, p < 0,05), mas não houve associação estatisticamente significativa entre o grau de Ansiedade Social e o subtipo de TDAH. Para o sexo, houve associação estatisticamente significativa somente para a presença de traços de Ansiedade Social (x²= 5,80, p < 0,05) mas não para as outras variáveis. Esses dados sugerem que há uma associação entre o aparecimento de TDAH e TAS, mas que suas subclassificações não influem uma na outra. Também implica que o aparecimento do Transtorno de Ansiedade Social é ligado ao sexo feminino, mas o grau de Ansiedade Social não é influenciado, e o sexo não tem influência significativa sobre o aparecimento de TDAH, nem seus subtipos. Este trabalho foi importante para agregar ao crescente número de trabalhos científicos brasileiros pesquisando o TDAH e o TAS em universitários, e para chamar a atenção para a frequência dos transtornos, pois estes constituem muitos riscos para a saúde mental dos estudantes, como no campo dos relacionamentos, autoestima, memória, e concentração. Também visou-se investigar como os transtornos aparecem em conjunto para a população brasileira, e as associações entre eles. O achado sobre a associação do sexo feminino somente com a ansiedade social ajudou a levantar questões sobre o real papel do sexo no aparecimento do TDAH. Espera-se que o trabalho levante mais discussões sobre o acolhimento psicológico para estudantes universitários com sintomas de ansiedade, desatenção e hiperatividade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto