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dc.contributor.advisorOliveira, Clarissa Tochetto de
dc.creatorVedoin, Carolina Bevilacqua
dc.date.accessioned2022-03-25T13:00:45Z
dc.date.available2022-03-25T13:00:45Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23918
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022.por
dc.description.abstractBorderline Personality Disorder (BPD) is characterized by instability of emotions, interpersonal relationship, and self-image, affecting all areas of the individual’s life. Insufficient or incorrect information, as well as the stigma associated with this psychopathology, frequently hinder treatment. In this context, psychoeducation can contribute, through educational and therapeutic actions, to raise awareness about the disorder. In view of this, we sought to characterize the scientific production regarding the psychoeducation of BPD, with the objective of identifying which psychoeducation modalities are being carried out, by whom, for which target audience, what their focus, and with what results. A systematic literature review was carried out in nine national and international databases of articles published in English or Portuguese. A total of 1032 papers were found, and 31 were selected for analysis. The data were organized in the following sections: focus and target audience, conduct, characteristics and results of psychoeducation for BPD. It was found that the main target audience of these interventions was the patients, followed by family members. The conduct was mostly carried out by therapists, without specification of the profession. Many studies used psychoeducation as a component of treatment, with themes related to emotions and relationships. Psychoeducation contributed to improved personal relationships, emotion management, engagement in treatment, and symptom relief of the individuals with BPD. Increased knowledge about the disorder also reduced the emotional burden on family members. Finally, suggestions for future research were made based on the limitations of the investigated studies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicoeducaçãopor
dc.subjectTranstorno de personalidade borderlinepor
dc.subjectRevisão de literaturapor
dc.titleCaracterísticas e efeitos de intervenções psicoeducativas para o transtorno da personalidade borderlinepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoO Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) caracteriza-se pela instabilidade das emoções, relações interpessoais e autoimagem, afetando todas as áreas da vida do indivíduo. Informações insuficientes ou incorretas, bem como o estigma associado a essa psicopatologia, costumam prejudicar o tratamento. Nesse contexto, a psicoeducação pode contribuir, por meio de ações educacionais e terapêuticas, para a conscientização acerca do transtorno. Diante disso, buscou-se caracterizar a produção científica referente à psicoeducação do TPB, com o objetivo de identificar quais modalidades de psicoeducação estão sendo realizadas, por quem, para qual público-alvo, qual seu foco e com que resultados. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura em nove bases de dados nacionais e internacionais, de artigos publicados em Inglês ou Português. Foram encontrados 1032 trabalhos, sendo 31 selecionados para análise. Os dados foram organizados nas seguintes seções: foco e público-alvo, condução, características e resultados da psicoeducação do TPB. Constatou-se que o principal público-alvo destas intervenções foram os pacientes, seguidos de familiares. A condução foi realizada, em sua maioria, por terapeutas, sem especificação da profissão. Muitos estudos utilizaram a psicoeducação como componente de um tratamento, com temática relacionada a emoções e relacionamentos. A psicoeducação contribuiu para a melhora das relações pessoais, manejo das emoções, engajamento no tratamento e alívio dos sintomas dos indivíduos com TPB. O aumento do conhecimento sobre o transtorno também reduziu a sobrecarga emocional dos familiares. Por fim, foram feitas sugestões para futuras pesquisas, com base nas limitações dos estudos investigados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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