dc.contributor.advisor | Siqueira, Aline Cardoso | |
dc.creator | Garcia, Fabiana | |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:01:30Z | |
dc.date.available | 2022-03-25T13:01:30Z | |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23924 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Parenting programs have been used as a strategy to prevent violence against children, helping parents to improve knowledge and forms of education through positive parenting. The ACT Program was developed by the American Psychological Association, for parents and caregivers of children aged from 0-8 and seeks to empower families to improve their parenting skills. This qualitative study aimed to understand the perception of parents participating in the ACT Program carried out in 2019 regarding the use of the program's learning during the COVID-19 pandemic. Semi-structured online interviews were conducted with 15 parents/caregivers who participated in the ACT Program in 2019. The results indicated that parents used emotion regulation strategies, positive discipline and monitoring of the use of electronic media. Learning about the quality, content and children's time with electronic media was cited as crucial at a time when screen time has increased as a result of the pandemic. Based on the participants' reports, it is considered that the ACT Program helped in the management of situations faced in the pandemic, since the strategies used by parents were aligned with the objectives of the ACT Program. The results give the ACT Program external validity since the learning was kept after two years of the intervention and in a natural environment. These results indicated it was necessary to offer violence prevention programs to parents and caregivers, especially in adverse moments such as the COVID-19 pandemic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Percepção | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.title | Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros: percepção dos pais quanto à sua utilização frente à pandemia da Covid-19 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | Os programas de aperfeiçoamento das habilidades parentais vêm sendo utilizados como estratégia para prevenção da violência contra a criança, auxiliando pais a adquirir conhecimento e formas de educação por meio da parentalidade positiva. O Programa ACT foi desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia, para pais e cuidadores de crianças de 0 a 8 anos, e busca fortalecer famílias a melhorarem suas habilidades parentais. O presente estudo qualitativo objetivou compreender a percepção dos pais participantes do Programa ACT realizado em 2019 quanto à utilização das aprendizagens do programa durante a pandemia da COVID-19. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas on-line com 15 pais/cuidadores que participaram do Programa ACT no ano de 2019. Os resultados indicaram que os pais utilizaram as estratégias de regulação emocional, disciplina positiva e monitoramento do uso das mídias eletrônicas. As aprendizagens sobre a qualidade, conteúdo e tempo das crianças com as mídias eletrônicas foram citadas como cruciais num momento em que o tempo frente às telas aumentou em decorrência da pandemia. A partir dos relatos dos participantes, considera-se que o Programa ACT auxiliou no manejo das situações enfrentadas na pandemia, uma vez que as estratégias utilizadas pelos pais estavam alinhadas aos objetivos do Programa ACT. Os resultados ainda conferem ao Programa ACT validade externa uma vez que a aprendizagem se manteve após dois anos da intervenção e em ambiente natural. Dessa maneira, torna-se necessário oferecer programas de prevenção à violência aos pais e cuidadores, especialmente em momentos adversos como o da pandemia de COVID-19. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |