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dc.contributor.advisorZappe, Jana Gonçalves
dc.creatorNoal, Caroline Siqueira
dc.date.accessioned2022-03-25T13:01:37Z
dc.date.available2022-03-25T13:01:37Z
dc.date.issued2021-08-27
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23925
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has turned, especially in Brazil, into a social, economic, and political issue, given the existing structures of domination and the harmful political context in force. It’s understood that children, especially the most vulnerable, may have been especially affected by the pandemic, thus aggravating silencing. Based on the decolonial perspective, the existence of rigid social structures derived from coloniality is admitted; among them, adultcentrism, which, added to and superimposed on structures such as race, class, and gender, makeup arrangements of categories and crossings that affect the child's experience. Based on the understanding of the plurality of childhood, this qualitative research sought to discover narratives produced by different childhoods in Santa Maria/RS in the COVID-19 pandemic, providing spaces for listening and rescuing experiences. It had six participants, aged between seven and ten years who, through drawing, narratives, and storytelling, presented their experiences. The analyzes were based on the transcripts of the audios and the records of the researcher's experience diary, initially deriving from preliminary presentations of the respective research contexts. The results were grouped into four categories: “Representations about COVID-19”; “Access to school”; “Daily life and social life” and “Feelings”. The research revealed a great diversity of experiences related to the pandemic, in addition to the marked influence that social crossings, such as race and class, exert on children's experiences. The final considerations highlight the importance of listening and narratives in the construction of a decolonizing science and the potential that derives from the confluence between childhoods and narratives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectNarrativas
dc.titleNarrativas infantis construídas diante da pandemia da Covid-19: histórias de experiências singulares e vivências desiguais analisadas em uma perspectiva decolonialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoA pandemia da COVID-19 transformou-se, sobretudo no Brasil, em problemática de ordem social, econômica e política, dadas as estruturas de dominação já existentes e o nocivo contexto político vigente. Compreende-se que as crianças, principalmente as mais vulnerabilizadas, possam ter sido especialmente afetadas pela pandemia, agravando-se, assim, silenciamentos. Com base na perspectiva decolonial, admite-se a existência de estruturas sociais rígidas derivadas da colonialidade; entre elas, o adultocentrismo, que, somado e sobreposto a estruturas como raça, classe e gênero, compõem arranjos de categorias e atravessamentos que afetam a experiência infantil. Partindo do entendimento da pluralidade da infância, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, buscou conhecer narrativas produzidas por diferentes infâncias de Santa Maria/RS na pandemia da COVID- 19, proporcionando espaços de escuta e resgate de experiências. Participaram seis crianças, com idades entre sete e dez anos que, através do desenho, das narrativas e da contação de histórias, apresentaram suas experiências. As análises fundamentaram-se nas transcrições dos áudios e nos registros do diário de experiência da pesquisadora, derivando, inicialmente, em um relato preliminar dos contextos de pesquisa. Os relatos das crianças foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados foram agrupados em quatro categorias: “Representações acerca da COVID-19”; “Acesso à escola”; “Cotidiano e convivência social” e “Sentimentos”. A pesquisa revelou grande diversidade de experiências relacionadas à pandemia, além de marcada influência que atravessamentos sociais, como raça e classe, exercem nas vivências infantis. As considerações finais salientam a importância da escuta e das narrativas na construção de uma ciência descolonizadora e o potencial que deriva da confluência entre infâncias e narrativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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