Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Samara Silva dos
dc.creatorSchumann, Pâmela Isadora
dc.date.accessioned2022-03-25T13:02:13Z
dc.date.available2022-03-25T13:02:13Z
dc.date.issued2022-02-10
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23930
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntelligence is currently understood as a set of cognitive processes and skills. Cognitive stimulation programs can be understood as activities that seek to develop higher cognitive functions and allow the evolution of individual skills. Studies show that there is heterogeneity in the results of research on cognitive stimulation programs. From the described context, the objective was to analyze the scientific evidence available in the literature on intelligence stimulation programs. The present study has a cross-sectional design and a qualitative analysis of the data through an integrative literature review. Data for the research were collected in September and October 2021. The sample consisted of sixteen articles, separated into four categories, namely: type of collection instruments; type of program tasks; training intensity; and type of training and/or tasks used in the interventions. The results point to heterogeneity in the categories of data collection instruments, type of program tasks and training intensity. Twelve articles showed positive and statistically significant results in relation to the development of cognitive abilities in adults and elderly individuals. It is concluded, therefore, that cognitive training programs show promising results in relation to the development of cognitive abilities in intelligence stimulation programs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTreino cognitivopor
dc.subjectEstimulação da inteligênciapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.titleProgramas de estimulação da inteligência no contexto brasileiro: uma revisão integrativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoA inteligência é compreendida atualmente como um conjunto de processos e habilidades cognitivas. Os programas de estimulação da cognição podem ser compreendidos como atividades que buscam desenvolver as funções cognitivas superiores e permitir a evolução de habilidades individuais. Estudos demonstram que há uma heterogeneidade nos resultados das pesquisas sobre os programas de estimulação cognitiva. A partir do contexto descrito, objetivou-se analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre programas de estimulação de inteligência. O presente estudo possui delineamento transversal e uma análise qualitativa dos dados por meio de revisão integrativa de literatura. Os dados para realização da pesquisa foram coletados em setembro e outubro de 2021. A amostra foi composta por dezesseis artigos, separados em quatro categorias, são elas: tipo de instrumentos de coleta; tipo de tarefas dos programas; intensidade do treinamento; e tipo de treinamento e/ou tarefas utilizadas nas intervenções. Os resultados apontam uma heterogeneidade nas categorias tipo de instrumentos de coleta, tipo de tarefas dos programas e intensidade do treinamento. Doze artigos apresentaram resultados positivos e estatisticamente significativos em relação ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos indivíduos adultos e idosos. Conclui-se, portanto, que os programas de treinamento cognitivo demonstram resultados promissores em relação ao desenvolvimento de capacidades cognitivas em programas de estimulação da inteligência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto