Mostrar registro simples

dc.creatorToniazzo, Bibiana Schiavini Gonçalves
dc.date.accessioned2022-03-25T15:26:39Z
dc.date.available2022-03-25T15:26:39Z
dc.date.issued2021-09-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23939
dc.description.abstractThis study was developed in the Master's Program in Cultural Heritage at Public University of Santa Maria – PPGPC/ UFSM. The proposal aims to validate the artisanal know how to do of wheat and corn straw as cultural heritage of “Quarta Colônia” UNESCO Aspiring Geopark. It was tought, a pedagogical material was prepared to guide and raise awareness of the school community about this craft knowledge, boosting income generation and boosting Community-Based Tourism through cultural and sustainable aspects associated with the project “Quarta Colônia Geopark”. The study region is located in the central region of Rio Grande do Sul in Brazil, has been the subject of scientific studies that contribute to the understanding of the arrival of the first immigrants in the region, who bequeathed to their descendants customs and traditions that are perpetuate to the present day. The UNESCO Aspiring Geopark “Quarta Colônia” arising from partnerships between the Sustainable Development Consortium - CONDESUS, the local community and public-private institutions is an area covered by nine municipalities connected to the constitution of the territory, where paleontological evidence of fossils and remarkable cultural and natural heritage surround the territory. The proposal to educate for heritage, based in “Quarta Colônia” Geopark, aims to contribute to refining its own history, strengthened by an identity focused on its cultural references, in this case, arising from handicrafts and dialogue with local artisans. With the result generated by the research product, the awareness of social actors in the school, heritage, community and tourism spheres, contributing to the consolidation of UNESCO Geopark.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectArtesanatopor
dc.subjectGeoparque Quarta Colôniapor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectCraftmanshipeng
dc.subjectGeopark Quarta Colôniaeng
dc.titleTurismo, patrimônio e artesanato: uma proposta educativa para o território Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unescopor
dc.title.alternativeTourism, heritage and crafts: an educational proposal for Unesco Aspirint Geopark Quarta Colôniaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido no Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria – PPGPC UFSM. A proposta visa validar o saber-fazer artesanal da palha do trigo e de milho como patrimônio cultural do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO. Para tanto, foi elaborado um material pedagógico de orientação e sensibilização da comunidade escolar sobre esse saber-fazer artesanal potencializando a geração de renda e impulsionando o Turismo de Base Comunitária através de aspectos culturais e sustentáveis associados ao projeto Geoparque Quarta Colônia. A região do estudo, localizada na região central do Rio Grande do Sul, Brasil tem sido tema de estudos científicos que contribuem para a compreensão da chegada dos primeiros imigrantes na região, que legaram a seus descendentes costumes e tradições que se perpetuam até os dias atuais. O Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO advindo de parcerias entre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CONDESUS, comunidade local e instituições públicos-privados é uma área de abrangência de nove municípios conectados a constituição do território, onde evidências paleontológicas de fósseis e marcante patrimônio cultural e natural circundam o território. A proposta de educar para o patrimônio, a partir do Geoparque Quarta Colônia visa contribuir para resinificar sua própria história, fortalecida por uma identidade voltada para suas referências culturais, neste caso, advindas do artesanato e diálogo com as artesãs das localidades. Com o resultado gerado pelo produto da pesquisa a sensibilização dos atores sociais no âmbito escolar, patrimonial, comunitário e turístico contribuindo para consolidação do Geoparque perante a UNESCO.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Pereira, Fernando Antonio Baptista
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744250601603417por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International