Rose Bertelli Braunstein e a Criação do Bacharelado em Percussão do Curso de Música da UFSM
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Data
2019Primeiro membro da banca
Loss, André
Segundo membro da banca
Ferrari, Ângela Maria
Terceiro membro da banca
Barbosa, Joel
Quarto membro da banca
Silva, Ursula
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta pesquisa foi o resgate de parte da história do Curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria, o primeiro curso do atual Centro de Artes e Letras. A parte investigada foi o Bacharelado em Percussão, que iniciou suas atividades em 1980, sendo o primeiro do sul do Brasil, e o segundo em uma instituição de ensino superior no Brasil, adotando como estratégia principal entrevistas com a personagem central da criação da Habilitação em Percussão desse curso, a professora Rose Mari Bertelli Braunstein, a fim de buscar o material fotográfico e documental para complementar os fatos por ela
narrados. Além das entrevistas, a professora Braunstein proveu farto material documental, entre fotos, programas, catálogos, recortes de jornais, que acrescentaram peso a esta história. Outros docentes foram entrevistados, por serem testemunhas dos anos que levaram à implantação do uso da percussão e seus instrumentos no curso de Música, nos anos 70 do
século XX. A opção pelo tema apresenta a seriedade com as ações de preservação da história da instituição, a fim de evitar o desaparecimento e o esquecimento de fatos e seus personagens envolvidos, além de prover material de consulta às novas gerações. As etapas da pesquisa foram: a) entrevistas com a professora Rose Braunstein, a partir das quais
se desenhou a cronologia da inclusão da Percussão; b) pesquisa do acervo pessoal da educadora, selecionando o material existente de acordo com a importância histórica de cada álbum de fotos, recortes, e material manuscrito ou mimeografado; c) entrevistas com outros docentes aposentados ou de fora da UFSM, que trouxeram testemunhos pessoais que
enriqueceram a narrativa; d) busca pela documentação oficial e institucional, em forma de leis, cartas, programas de concertos, atestados, etc., todos eles analisados e catalogados cronologicamente e por área de inclusão na história; e) busca do material que registra os alunos formados pelo curso ao longo desses quase 40 anos, dentro do acervo do Laboratório de Percussão e por contato com esses ex-alunos. A modo de conclusão, a apresentação das entrevistas em forma de relato histórico (cronológico), com uma introdução breve sobre a história da percussão, a história da própria instituição procurando situar o Bacharelado de Percussão do Curso de Música num contexto mais amplo, não isolado geograficamente, em particular no mundo conectado pela rede mundial da segunda década do século XXI.
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