Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Oliveira, Marilda Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 45
-
Entre produções docentes e artísticas - modos de artistar uma docência
(2018)Esta pesquisa busca perceber as tramas que entrecruzam a docência em arte, permitindo linhas de fuga na ideia que se tem cristalizada sobre as relações que a permeiam, isto é, modos de compor a produção artística com a ... -
Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
(2019-12-11)Esta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze ... -
Dançografia em processo de criação: uma docência artista em dança
(2018-07-30)Estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’, LP4, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, no qual buscou-se problematizar uma docência artista em dança, a partir ... -
Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?
(2012-04-16)Este texto dissertativo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, PPGE/UFSM na Linha de Pesquisa Educação e Artes‟ e se propôs a discutir: De que forma pensar a educação e constituição do corpo a partir da diferença ... -
Visualidades do espaço escolar: uma interlocução com a cultura visual
(2011-04-01)A presente pesquisa versa sobre uma experiência educativa no ensino das artes visuais realizada no recinto escolar com um grupo de cinco estudantes do primeiro ano do ensino médio, do colégio Marco Polo, em Santa Maria/RS. ... -
Uma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero
(2023-10-24)Apresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença, elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários ... -
Possíveis territorialidades e a produção crítica da arte suturas e sobrejustaposições entre vestes sem corpos e corpos sem vestes
(2010-04-14)Esta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Arte e Cultura, tem como objetivo investigar quais os processos de subjetivação que podem ocorrer a partir da sutura e da sobrejustaposição (entendidos enquanto conceitos ... -
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
(2014-05-15)Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em ... -
Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens
(2023-10-23)A presente pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, propõe-se a olhar para uma instituição de reeducação, enquanto espaço de reinserção social e reajustamento, movida pela problemática: o que podem ... -
Coextensividade: sobre as noções de tempo na educação
(2019-03-29)Esta pesquisa se propôs a operar com a noção de coextensividade, de modo a problematizar as ideias de tempo em educação, pensando-a a partir de um tempo aiônico, com os conceitos de duração, coexistência e eterno retorno. ... -
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos
(2015-06-18)Dissertação de Mestrado escrita sob o olhar das inquietações e experimentações docentes com relação a alguns espaços e encontros com os signos produzidos por pessoas, leituras, conversas, situações de vida, fragmentos dos ... -
Encontros de orientação coletiva - Pasearse por agenciamentos coletivos e produções de pesquisa a n-1
(2020-11-17)Esta investigação propõe pensar a noção de Pasearse junto à materialidade da pesquisa, que são as dissertações, teses e trabalhos de pós-doutoramento produzidos nos últimos onze anos (2009–2020) nos Encontros de Orientação ... -
A cultura visual no âmbito escolar: uma viagem a Dilermando de Aguiar/RS
(2009-08-21)A referida dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Concebe como objetivos investigar como as ... -
Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
(2013-02-20)Esta pesquisa apresenta os processos de subjetivação que emergem da narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais. A partir do referencial de Hernández e Rifà (2011), experimentei falar não de mim, mas a ... -
Narrativas fílmicas e educação das artes visuais percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores
(2010-03-31)A presente pesquisa configura-se a partir da experiência investigativa vivenciada com um grupo integrado por cinco professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa ... -
Corpo-ateliê: memórias performadas por um professor-artista
(2022-11-22)Esta tese opera uma escrita com imagens e ao compor blocos de sensações (DELEUZE; GUATTARI, 2010), produz entradas e faz proliferar a vida em meio a este estudo. Acolhe enquanto método a investigação-criação que faz ... -
Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa
(2020-09-01)Esta pesquisa, ao desviar por ‘entre’ os espaços da educação, da arte e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre, na escrita e no pensamento, em que é possível se mover pela alegria do novo passo a ... -
Sobre a formação continuada em artes visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual
(2011-04-01)A presente Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE - da Universidade Federal de Santa Maria UFSM tem como temática a formação continuada em artes visuais e baseia-se em narrativas a partir ... -
Corpo – escrita no balé: para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte
(2017-09-19)Esta pesquisa busca pensar, por meio do corpo-escrita, questões referentes aos papéis de gênero construídos no mundo do balé, mais especificamente ao corpo edificado para a bailarina clássica ao longo do tempo. O corpo-escrita ... -
A/R/Tografia - sobre ser professor, artista e pesquisador em artes visuais
(2018)A presente investigação teve seu início em 2016, reverberando como potência que se estabeleceu da união da prática artística, da formação docente e da pesquisa, tanto em arte quanto em ensino. Em parte a pesquisa desdobrou-se ...