Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoso, Adriane Rubio
dc.creatorZucchetto, Júlia Ciervo
dc.date.accessioned2022-04-25T14:23:59Z
dc.date.available2022-04-25T14:23:59Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24172
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022.por
dc.description.abstractWhen talking about the arts, Fernando Pessoa once said, “the fruit lasts longer than the flower, and it is what remains to say about the tree” meaning we must see it as something that reflects our world beyond the surface. Art stands today as one of the most fruitful resources for analysis about society, enabling numerous discussions and research around its expressions. In this essay we intend to explore how economic, gender and race relations are represented in the musical Hadestown, as well as how these representations reflect on the construction of our society. Furthermore, we intend to raise the debate about the necessity of the arts and the possibilities it shows in the process of observing what constitutes our surroundings. In the construction of this study, different audiovisual materials related to the musical were used to build the analysis, as well as essential objects to contextualize the myth that originated this retelling, in a way that allows us to see art as a political object through the lens of social Psychology and the social representations theory. Finally, this construction allowed us to analyze meaningful social aspects in Hadestown and how they can move and create impact on those who exchange experiences with this artistic form. In conclusion, art is a form of expression of contemporary and, as a cultural object, it results in discussions that are capable of making us realize that everything is political - it allows us to question the reality we live inand gives us the will to change it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectArtepor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.titleA arte como objeto político: uma análise dos aspectos políticos e culturais do musical “Hadestown”por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoSe, como disse Fernando Pessoa, “o fruto dura mais que a flor, e é o que fica para dizer da árvore” ao falar da arte, é preciso vê-la como algo que diz mais do mundo - além do que se vê. A arte se coloca hoje como um dos recursos mais frutíferos de análises acerca da sociedade, possibilitando inúmeras discussões e pesquisas em torno de suas expressões. Neste ensaio pretende-se analisar como as relações econômicas, de gênero e raciais são representadas no musical Hadestown, observando as interseccionalidades entre esses marcadores, além dos afetos e emoções que permeiam a representação. Além disso, objetiva-se levantar discussões acerca da necessidade da arte e as possibilidades que ela apresenta nos processos de observação daquilo que constitui o que nos cerca. Para construção deste ensaio, foram considerados para a análise diferentes materiais audiovisuais referentes ao musical e, também, objetos essenciais para a contextualização e ambientação do mito que deu origem a essa nova versão da história, como uma forma de ver a arte como objeto político através das lentes da Psicologia Social Crítica, em diálogo com a Teoria das Representações Sociais. Por fim, essa construção possibilitou a análise dos aspectos sociais relevantes presentes em Hadestown e como estes impactam e comovem aqueles que experienciam a troca com esta manifestação artística. Concluiu-se, assim, que a arte é uma expressão do contemporâneo e ela, em sua posição de objeto cultural, resulta em discussões capazes de nos fazer ver que tudo é político - possibilitando assim que questionemos a realidade, por meio da arte, com o ímpeto de modificá-la.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto