dc.contributor.advisor | Caleffi, Felipe | |
dc.creator | Draghetti, Augusto Henrique | |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T13:32:13Z | |
dc.date.available | 2022-05-03T13:32:13Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24261 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The balance modeling in transport networks is applied to networks of the road system in order to seek alternatives for a better fluidity of vehicular traffic in cities, reducing congestion and reducing car travel time on regular routes during peak hours, which are the critical travel times during the day. This type of study is rarely used in Brazil, but it is important that it be applied in order to achieve the necessary goals of good fluidity in city traffic. Knowing that the vast majority of cities do not have a planning prior to their construction, the balance in transport networks helps so that the impacts of bad dimensions and the lack of a characteristic study for each region are mitigated and promote a reorganization and possible changes in the running platform, so that bottlenecks that generate congestion are eliminated. The study was carried out in the city of Cachoeira do Sul, is a pioneer in the region and resulted in the suppression of parking on one side of Sete de Setembro, transforming it into a double lane. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Modelagem computacional | por |
dc.subject | Equilíbrio em redes | por |
dc.subject | Reestruturação viária | por |
dc.subject | Equilibrium of the transports | eng |
dc.subject | Modeling | eng |
dc.subject | Transport engeneering | eng |
dc.title | Equilíbrio em rede de transportes através de modelagem: um estudo de caso na cidade de Cachoeira do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Transportes e Logística. | por |
dc.description.resumo | A modelagem de equilíbrio em redes de transportes é aplicada em redes do sistema viário de forma a se buscar alternativas para uma melhor fluidez do tráfego de veículos nas cidades, diminuindo os congestionamentos e reduzindo o tempo de deslocamento dos automóveis nos trajetos habituais em horário de pico, que são os períodos críticos dos tempos de viagem durante o dia. Este tipo de estudo é pouco utilizado no Brasil, porém é importante que seja aplicado a fim de se atingir os objetivos necessários de uma boa fluidez no trânsito das cidades. Sabendo-se que a grande maioria das cidades não possui um planejamento prévio a sua construção, o equilíbrio em redes de transportes auxilia para que os impactos dos maus dimensionamentos e a falta de um estudo característico para cada região seja amenizado e promova uma reorganização e possíveis alterações na plataforma de rolamento, para que os gargalos que geram congestionamentos sejam eliminados. O estudo foi realizado na cidade de Cachoeira do Sul, é pioneiro na região e teve como teste operacional a supressão do estacionamento de uma das vias centrais e mais movimentadas da cidade, transformando-a em pista dupla. Os resultados deste estudo indicam que a transformação do estacionamento em faixa adicional de tráfego de veículos aumenta a capacidade da via e elimina os gargalos de congestionamento no local por um período satisfatório de tempo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |