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dc.contributor.advisorRoos, Cristiano
dc.creatorSoares, Itamar Rodrigo de Moura
dc.date.accessioned2022-05-09T15:12:54Z
dc.date.available2022-05-09T15:12:54Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.date.submitted2022-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24319
dc.description.abstractIn the current world scenario, the adhesion to electric vehicles has been growing more and more, including in Brazil. In order to further foster this growth, it's essential that countries make investments in infrastructure, such as installing charging stations. Given this scenario, the objective of this research is to analyze the economic feasibility of an electric vehicle charging system at a fuel station in the city of Santa Maria. To develop the study, information was collected from 9 level III fast charging stations. 54 scenarios were modeled, comprising the selected recharge models, the electricity tariff flags and the operating hours of the equipment. The Economic Engineering methods used were the Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Discounted Payback, combined with the Annual Equivalent Cost (CAUE) and the R$/kWh consumed value of each model. The results obtained were a maximum negative NPV of R$ -2.896.317,54, making its investment unfeasible. The most viable model was the WEG wemob Parking, with a NPV of R$ R$ 79.688,14, presenting an IRR of 23,58% and a Payback of 4,47 years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.subjectCharging stationseng
dc.subjectEconomic engineeringeng
dc.subjectEstações de recargapor
dc.subjectEngenharia econômicapor
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.titleViabilidade econômica de um sistema de recarga de veículos elétricos em um posto de combustíveis na cidade de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEconomic feasibility of an electric vehicle recharge system at a fuel station in the city of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoNo atual cenário mundial, a adesão aos veículos elétricos vem crescendo cada vez mais, inclusive no Brasil. A fim de fomentar ainda mais esse crescimento, é essencial que os países realizem investimentos em infraestrutura, como por exemplo, instalação de estações de recarga. Diante deste panorama, o objetivo da presente pesquisa é analisar a viabilidade econômica de um sistema de recarga de veículos elétricos em um posto de combustível na cidade de Santa Maria. Para desenvolver o estudo, coletou-se informações referente a 9 estações de carregamento rápido nível III. Foram modelados 54 cenários, compreendendo os modelos de recarga selecionados, as bandeiras tarifarias de energia elétrica e os horários de funcionamento de funcionamento dos equipamentos. Os métodos de Engenharia Econômica utilizados foram o Valor presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback Descontado, combinados com o Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) e o valor R$/kWh consumido de cada modelo. Os resultados obtidos foram um VPL máximo negativo de R$ -2.896.317,54, sendo seu investimento inviável. O Modelo mais viável foi o WEG wemob Parking, com um VPL de R$ 79.688,14, apresentando uma TIR de 23,58% e o Payback de 4,47 anos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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