dc.contributor.advisor | Lima, João Carlos Damasceno | |
dc.contributor.advisor | Keske-Soares, Marcia | |
dc.creator | Marques, João Víctor Bolsson | |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T15:15:37Z | |
dc.date.available | 2022-05-20T15:15:37Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24383 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The contrastive analysis of a phonological assessment is an important
step whose main objective is to classify the degree of phonological disorder in a
child. Through this step, the speech-language therapist specifies in detail each
assessment, which consists of a set of target words which the child should make
the pronunciation naturally. With the correct analysis, it is possible to separately
identify each pronounced phoneme, and thus isolate the problem to receive
proper treatment. This complementation occurred through the inclusion of a
contrastive analysis module, which aims to quantify the degree of phonological
disorder based on the individual analysis of each phoneme of an assessment,
facilitating the process of diagnosis and treatment of phonological disorders in
children in their development stage. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Módulo de análise contrastiva para avaliações fonológicas de e-Fono | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A análise contrastiva de uma avaliação fonológica é uma importante
etapa que tem como principal objetivo classificar o grau de transtorno
fonológico em uma criança. Através dessa etapa o fonoaudiólogo especifica
detalhadamente cada avaliação, que consiste em um conjunto de palavras-alvo
as quais a criança deverá fazer a pronúncia naturalmente. Com a análise correta,
é possível identificar separadamente cada fonema pronunciado, e com isso
isolar o problema para receber o devido tratamento. Este trabalho visa complementar
a Plataforma e-Fono, que atualmente é utilizada por profissionais
fonoaudiólogos para a realização e coleta de dados referentes a avaliações fonológicas. Essa complementação ocorreu através da inclusão de um módulo de análise contrastiva, o qual visa quantificar o grau de transtorno fonológico
com base na análise individual de cada fonema de uma avaliação, facilitando
o processo de diagnóstico e tratamento de transtornos fonológicos em crianças
na sua fase de desenvolvimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |